Blogosfera

Como Ajudar os Criadores de Conteúdos

04/03/2018

Todos adoramos ter conteúdos novos para ver várias vezes por semana. Sejam vídeos, publicações de blogs, fotografias, etc. No entanto, muitas vezes, esquecemo-nos do trabalho que leva a que seja possível vermos esse conteúdo. O conteúdo não se cria sozinho e às vezes exige muitas horas de trabalho para chegar às pessoas.

Mesmo quem não ganha dinheiro com o conteúdo que cria gosta de ver o seu trabalho ser valorizado, até porque é isso que pode permitir que, mais tarde, venham a ganhar dinheiro com o conteúdo que produzem. Pensa nos teus criadores de conteúdo preferidos. Será que estás a fazer tudo o que podes para os ajudar?

Como ajudar os criadores de conteúdos

#1 | Comentar

Esta é aquela ajuda básica e na qual eu sou péssima. Há uns anos, comentava muito mais os conteúdos que via. Depois deixei de ter tempo e, confesso, paciência. Agora tento, sempre que possível, comentar o que leio e vejo de forma completa e interessada.

É a ajuda mais básica que podemos dar porque é só deixarmos algumas palavras. Mas, atenção, nada de comentários falsos do género: gostei muito, visita o meu blog/canal/o que for seguido de muitos links. Não faças isso! Deixa algumas palavras mais. Explica o que te fez gostar daquele conteúdo, deixa dicas e sugestões! No final, sim, podes partilhar um link, para o teu blog ou outra plataforma que queiras promover. Mas nada de ter mais espaço ocupado em links do que no comentário em si!

#2 | Partilhar / Recomendar

É o meu método preferido e tenho-o usado muito. Partilho mais no Twitter, às vezes com um simples retweet, e estou a tentar partilhar mais também no Facebook do blog. Também é algo muito simples, em que só precisam de partilhar nas vossas redes sociais e dizer aos vossos seguidores e amigos: olhem lá esta cena mesmo espectacular! Infelizmente, acho que ainda há muita gente que não gosta de partilhar conteúdos da área onde também produzem conteúdos, como se ser blogger e dar destaque a outro blogger fosse diminuir o nosso trabalho ou algo do género. Gostavam de ver outro blogger partilhar o vosso conteúdo? Então pronto, sabem que também seria importante partilharem o conteúdo dos outros!


Além de partilhar nas redes sociais, mencionarem os vossos criadores de conteúdos favoritos aos vossos amigos é uma forma muito querida de os ajudarem. Os vossos amigos vão ficar interessados e vão querer verificar o trabalho e, se gostarem, são mais a querer partilhar.

#3 | Falar

Se o criador de conteúdos fizer uma pergunta: responde-lhe! Mesmo que não faça, se tiveres algo a dizer-lhe, diz-lho. Os grandes criadores de conteúdo podem não ver as mensagens (pelo menos rapidamente), mas os mais pequenos vão ver facilmente e se gostas do conteúdo que produzem diz-lhes, agradece o trabalho que têm, a inspiração que te dão, os sorrisos ou as lágrimas que provocam.

Talvez estejas a pensar que isto não ajuda em nada… mas ajuda. Todos os criadores têm um momento em que não sabem se vale a pena continuar, se importam realmente, e mensagens sinceras, com palavras bonitas, podem ser o que ajuda nesses momentos.

#4 | Inspirar

Inspira-te nos conteúdos de que gostas para criar os teus próprios conteúdos e, se o fizeres, partilha o conteúdo que te inspirou também e mostra o resultado a quem te inspirou. Não te esqueças de que inspirar em algo não é copiar, como é óbvio!

#5 | Comprar

Se os teus criadores de conteúdo apresentam algo que só podes ver se pagares: um ebook, um livro, presets ou outros conteúdos, tenta, sempre que possível, contribuir e comprar esse conteúdo.

Não só é uma forma de mostrares o quanto aprecias o trabalhos deles, mas também é uma forma de valorizares as horas passadas a criar esses conteúdos. Claro que nem todos criam conteúdo pago e nem sempre queremos pagar por esse conteúdo quando existe. Mas se for possível, experimenta fazê-lo!

Dentro do mesmo tema, mas de uma forma um bocadinho diferente: usa os links de afiliados desses criadores. Eu sei que ainda há quem tenha algumas reservas em relação a este assunto. No outro blog usei algumas vezes links de afiliados; aqui decidi começar outra vez, embora não espere fazer fortunas com isso, claro. Um link de afiliado muitas vezes equivale a uns cêntimos de uma compra e, por isso, ao contrário do que alguns pensam não é nada assim tão espectacular.

Funciona de forma tão simples quanto comprares algo através desse link e depois nós recebemos uns cêntimos. Sim, cêntimos. Não é como se nos estivessem a dar resmas de notas! Se o link te levar a um produto do qual gostam e que queres comprar, não faz qualquer diferença a quem compra se o link é de afiliado ou não, por isso, se puderes usa esse link. No meu caso, só tenho usado da Wook (e aviso sempre quando há esses links!) e se comprares através desse link só estás a ajudar ao crescimento da minha biblioteca pessoal.

Há, claro, muitas formas de ajudar os criadores de conteúdos. Estas são as mais simples, das quais muitas vezes nos esquecemos. Já agora, a ideia para esta publicação surgiu há uns meses (meses!) depois de ver algumas Instagram Stories do @fepacheco, em que ele falava precisamente sobre ajudar os criadores de conteúdos. O Fe costuma fazer Stories muito engraçadas e algumas até nos ensinam coisas novas.

O que estás a fazer para ajudar os teus criadores de conteúdos preferidos?