Sem categoria

A SIERRA BURGESS É MESMO UMA LOSER?

sierra burgess is a loser
Estreou hoje (sim, hoje, dia 7 de Setembro de 2018) a mais recente comédia romântica para jovens/jovens adultos na Netflix. Estou a falar, como é óbvio, de Sierra Burgess is a Loser. Depois de The Kissing Booth, de que não gostei, em Maio, de To All The Boys I’ve Loved Before, o meu queridinho, em Agosto, chegou a vez da Sierra Burgess. E ai, que bom!
O Sierra Burgess is a Loser é uma releitura de Cyrano de Bergerac e tem uma premissa simples: por um lado, a Sierra não é a miúda popular da escola secundária. Alguns podem até considerá-la uma loser. É gordinha, só tem um amigo, faz parte da banda musical da escola e não há nada no currículo dela que a torne especial e atractiva para as universidades, além do facto de o pai dela ser um autor famoso. Por outro lado, Veronica parece ser a típica cheerleader, bonita, popular, interessante, e que goza diariamente com Sierra. Um dia, quando está num diner com as amigas, Veronica é abordada por Jamey, que lhe pede o número de telemóvel. Apesar de Jamey ser giro (he is!), Veronica dá-lhe o número de Sierra porque acha que os amigos dele são falhados logo ele também deve ser. Sem saber que o número não é de Veronica, Jamey envia uma mensagem. Sierra estranha receber uma mensagem de alguém que não conhece, mas começam a falar e ela acha-o interessante… até perceber que ele pensa que ela é a Veronica. Aí, Sierra propõe a Veronica uma forma de se ajudarem mutuamente.

sierra burgess is a loser

Este não o típico filme da menina gordinha que se apaixona pelo rapaz giro e decide emagrecer e tentar ser popular. Nope. É um filme sobre aceitação pessoal e sobre como quando deixamos de nos fixar no aspecto físico conseguimos descobrir maravilhas sobre as pessoas. Apesar de sabermos que a Sierra tem alguns complexos, também percebemos logo que ela sabe que o importante é a forma de ser. Ela decide não dizer ao Jamey que não é a Veronica porque sabe que ele se está a apaixonar pelas palavras dela e quando começa a ajudar a Veronica a estudar ela percebe que, apesar de tudo o que aparenta, a Veronica também é insegura e tem os seus problemas.
É bom ver o Noah Centineo enquanto Jamey e a história que surge entre ele e a Sierra é fofinha, mas para mim os grandes momentos são da amizade da Sierra e da Veronica (quase torci para que acabassem as duas juntas). A forma como se tornam amigas, dando oportunidade de se conhecerem realmente, deixa de lado o facto de fisicamente serem diferentes (mas, vamos ser justos, a Shannon Purser e a Kristine Froseth são as duas bonitas) e os diferentes níveis de popularidade.
Durante muito tempo, as comédias românticas que se passavam durante o ensino secundário e que tinham premissas semelhantes a esta acabavam sempre com a loser a tornar-se popular, talvez mais magra e isso tudo. Agora, já não é assim e acho que é uma aposta interessante. A loser pode continuar a ser loser, mas aprende a gostar dela tal como é e essa mensagem de que podemos gostar de nós como somos é cada vez mais importante, seja em que idade for. Sinceramente, os momentos do filme em que a Sierra Burgess é uma loser são quando ela se esquece de quem é e age de uma forma diferente do que era e bastante questionável. Aprende-se muito sobre o que não se deve fazer.
Resumindo e concluindo, o Sierra Burgess is a Loser é um filme querido, com várias mensagens importantes. Há uma falha no final do filme, no entanto: a Sierra não pede realmente desculpa pelas coisas que fez. Falta isso. De resto, acho que o sentido crítico de quem vê permite aprender muitas coisas importantes. Até pode não vir a ser um êxito mundial, mas merece uma oportunidade. Ri-me muito com algumas partes, noutras quase suspirei e gostei muito da música que surge mais perto do final.

5 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    07/09/2018 at 20:47

    Vi ontem o trailer e fiquei cheia de vontade de o ver, porque senti que há essa aceitação e não uma procura de alterar a imagem para corresponder a determinado padrão.
    A tua opinião deixou-me com ainda mais curiosidade!

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      08/09/2018 at 17:40

      Tens de ver! Eu acho mesmo que o filme transmite uma mensagem positiva muito bonita!

  • Reply
    Unknown
    08/09/2018 at 13:24

    Perfeito…amei
    O mais legal é a amizade que se cria entre a nerd e a popular.

  • Reply
    Suspiros da Bea
    11/09/2018 at 16:06

    Ainda não vi, mas só pelo facto de elas se tornarem amigas e desenvolverem toda uma relação bonita, acho que estou ainda mais convencida a ver

  • Reply
    Carolayne T. R.
    14/09/2018 at 14:04

    Como sabes, adorei este filme e ainda te agradeço pelo facto de teres insistido comigo, àquelas horas, para o ver! Valeu-me acordar mais tarde no dia seguinte, mas a experiência foi maravilhosa só pelo facto de me ter identificado mil e ter chorado, rido e suspirado de igual forma!
    É como dizes, pode não vir a ser um êxito mundial, mas quem o vir, certamente reflectirá imenso!!

    LYNE, IMPERIUM

share your theory

%d bloggers like this: