Quando comecei a descobrir o mundo dos blogs muito do que eu seguia era brasileiro. O Garotas Estúpidas foi um dos primeiros blogs com que cruzei, longe de imaginar que a criadora, a Camila Coutinho, se ia tornar numa das maiores referências do Brasil e do mundo. No ano passado, a Camila publicou o primeiro livro, Estúpida, eu?, e confesso que estava curiosa para o ler e ficar a conhecer melhor o percurso dela até ao momento. Já tinha o ebook há alguns meses, depois de ter aproveitado uma promoção, mas ainda não tinha criado vontade para o ler.
O tema de Janeiro do The Bibliophile Club era livros de não ficção e a minha escolha foi o livro de uma das maiores bloggers brasileiras.
Sobre o Estúpida, eu?
O Estúpida, eu? é um livro pequeno, de cento e poucas páginas, que se lê num ápice. A escrita da Camila é bem-humorada e descontraída e isso torna o livro apetecível, no entanto a minha gestão de expectativas devia ter sido melhor. Esperava mais do livro, talvez mais páginas, mais histórias, mais conteúdo. Achei tudo muito superficial e acredito que se os capítulos tivessem sido um bocadinho mais aprofundados teria dado um livro melhor.
Ainda assim, apesar de ter ficado aquém das minhas expectativas, há alguns pontos importantes no livro, que dão que pensar a quem trabalha em comunicação, blogs, YouTube, por aí. Primeiro, ela foca-se muito no networking, aquela coisa maravilhosa de arranjar contactos. Não de uma forma interesseira, mas de uma forma pensada, simpática, segura. As dicas que ela vai dando para que quem ler consiga ter algum êxito no trabalho são interessantes e importantes. Foi dessas dicas de que gostei mais.
Para a próxima corre melhor...
Quando decidi ler este livro senti que era o livro ideal por ser sobre o percurso e trabalho de uma mulher e precisava desse tipo de inspiração. A Camila é, sem dúvida, uma mulher extraordinária e que tem trabalhado muito para o reconhecimento que tem, no entanto o livro não foi tudo o que eu queria e esperava. Vou ser mais exigente no próximo mês.
Título original: Estúpida, eu?
Autora: Camila Coutinho
Ano: 2018
Esta publicação está inserida no The Bibliophile Club, o clube de leitura moderado por mim e pela Carolayne Ramos. Podes saber mais sobre o projecto aqui.
É sempre uma pontada no coração quando esperamos algo de um livro e não corresponde na totalidade :/
É mesmo 🙁
Ouvi falar deste livro no canal da Pam, mas confesso que não fiquei curiosa. Não sei, não se me fez o clique e tenho muita pena que não tenha superado as tuas expectativas! No mês seguinte, será melhor! 😀
LYNE, IMPERIUM BLOG
Também foi lá que ouvi falar dele ahahahah