Becoming [Michelle Obama]

Foram uns longos meses de espera por este livro. Primeiro tive de esperar que fosse publicado. Depois tive de esperar para o poder comprar. Muita espera, mas valeu a pena. Becoming é o livro de memórias da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Sinto que esperava por este livro desde que Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos. O primeiro afro-americano presidente naquele país.

Lembro-me tão bem de os Telejornais se encherem de reportagens sobre o Obama, sobre as raízes dele, sobre o trabalho que ele tinha pela frente, sobre as promessas, sobre tudo e mais alguma coisa. Sempre fui um bocadinho fascinada com os Estados Unidos e sempre senti que, de certa forma, o que acontecia lá influenciava toda a gente. Por isso, quando Barack Obama foi eleito pela primeira vez, senti um bocadinho da esperança que parecia sentir-se lá. Ao seu lado parecia estar também uma mulher forte, interessante: a Michelle.

Em oito anos de Casa Branca, sempre me interessou aquela força, aquela esperança e boa disposição dos Obama. E poder ler, agora, a história da Michelle é um privilégio e a prova de que não importa de onde vimos, mas sim os caminhos que escolhemos, as causas que defendemos e as lutas que travamos. Em Becoming, a Michelle conta-nos a sua história desde que vivia num pequeno apartamento do South Side, em Chicago, com os pais e o irmão. Uma família que não tinha muitas condições financeiras, mas fazia tudo o que era possível para que os filhos tivessem oportunidade de estudar e chegar a sítios importantes.

Gostei muito de saber toda a história da Michelle, daquilo por que passou até chegar a Princeton e depois Harvard. Do que sentia por vezes por ser negra. Do que sentia por vezes por ser mulher. Do que sentia por vezes por ser mulher e negra. E até do que sentiu quando Barack começou a apostar mais na carreira política. As dúvidas, os medos, a força. Da miúda pequena que queria aprender a tocar piano à jovem mulher que chegou a Princeton sempre a querer mostrar a melhor versão de si, até à jovem advogada que conheceu Barack e, por fim, à mulher que conseguiu deixar uma marca no mundo até sair da Casa Branca.

Eu adoro biografias e livros de memórias. E adorei este em especial. Gosto ainda mais da Michelle agora. É um livro descontraído, mas com reflexões importantes. Tem o sentido de humor da Michelle, mas também as preocupações e as opiniões dela (incluindo sobre Donald Trump). No mundo, precisamos de mais mulheres fortes e inspiradoras. Precisamos de mais Michelles.

Título original: Becoming
Título em português: Becoming: A Minha História
Autor: Michelle Obama
Ano: 2018

8 Replies to “Becoming [Michelle Obama]”

partilha a tua teoria...