Sem categoria

UMA DÚZIA DE LIVROS: O MONTE DOS VENDAVAIS

Uma Dúzia de Livros #3 - O Monte dos Vendavais [Emily Brönte]
O tema de Março do Uma Dúzia de Livros é clássicos. Ora eu tenho uma certa resistência aos grandes clássicos da literatura. Não é que tenha razões de queixa, é só mesmo uma mania parva. Para este mês acabei por optar pelo livro que estava há mais tempo na minha lista de leitura do Goodreads e que tinha cá em casa emprestado há séculos: O Monte dos Vendavais, da Emily Brönte. Neste caso, apesar de não saber grande coisa sobre o livro, há um pormenor: eu gosto muito da música da Kate Bush, Wuthering Heights, que ela escreveu inspirada nesta história. E depois de ler posso afirmar que a Kate Bush no vídeo parece muito aquilo que eu imagino a Catherine-mãe ser. Ou então associei logo uma à outra.


O Monte dos Vendavais é uma história de amor, luto e vingança. O sr. Lockwood visita o senhorio, Heathcliff, n’O Monte dos Vendavais. Graças a uma tempestade, acaba por pernoitar lá e é assombrado durante a noite. De regresso à Herdade onde está hospedado, fica muito doente e acaba por incentivar a empregada, Ellen “Nelly” Dean, a contar-lhe a história de Heathcliff e da misteriosa Catherine Earnshaw. Tudo começou quando o pai de Catherine e Hindley fez uma viagem e regressou com um órfão, que, dizem, é cigano. Dão-lhe o nome de Heathcliff. Catherine e Heathcliff afeiçoam-se rapidamente um ao outro, mas Hindley não gosta do novo membro da família e quando os pais morrem trata-o ainda pior. Catherine decide casar com Edgar Linton, apesar de amar Heathcliff, que foge ao saber a notícia.

O livro é narrado por Lockwood e pela Nelly e é através das percepções deles que vamos conhecendo toda a história de Heathcliff. Aquilo de que mais gostei foi a complexidade das personagens: Catherine e Heathcliff, e também Catherine-filha, são muito complexas, com defeitos e qualidades. A construção de personagens assim foi, de facto, muito interessante. É uma história em parte triste, mas no final também é bonita, pelo menos eu achei que sim.
Título original: Wuthering Heights
Título em português: O Monte dos Vendavais
Autor: Emily Brönte
Ano: 1847

Uma Dúzia de Livros é um projecto original da Rita da Nova. Podem saber mais aqui.

16 Comentários

  • Reply
    Diogo
    13/03/2019 at 10:29

    Agora fiquei ainda mais ansioso para pôr as mãos no livro. Parece genial. Não esperava a parte das assombrações.

  • Reply
    Joana Sousa
    13/03/2019 at 11:58

    Adorei ler este livro – ficou-me gravado. Precisamente pelo que dizes: as personagens são tão complexas, não há 100% bom nem mau, há muitos cinzas e não só preto e branco, e gostei mesmo disso.

    Jiji

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      14/03/2019 at 20:34

      Fiquei mesmo surpreendida com as personagens. Por exemplo, não dá para detestar completamente o Heathcliff porque é muito complexo, não é exclusivamente mau.

  • Reply
    Messy Gazing
    13/03/2019 at 12:29

    Também o tenho na minha lista há imenso tempo mas ainda não tive coragem para o ler xD
    Espero fazê-lo em breve!!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

  • Reply
    Mariana Leal
    13/03/2019 at 15:17

    Gostei muito do livro, as personagens são sem dúvida o seu ponto forte!

  • Reply
    Mariana
    13/03/2019 at 19:02

    Um dos meus livros favoritos de sempre!

  • Reply
    Suspiros da Bea
    13/03/2019 at 21:37

    Já comecei, mas nunca o terminei 🙁 tenho de lhe dar outra oportunidade

  • Reply
    Andreia Morais
    13/03/2019 at 22:58

    Curiosamente, também é um dos livros que tenho há mais tempo em lista de espera 🙂

  • Reply
    Patrícia Lobo
    14/03/2019 at 20:02

    Conhecia o título, mas não sabia a história do livro. Deixou-me curiosa!

share your theory

%d bloggers like this: