Abril foi tão atribulado, confuso, complicado e longo! Foi um mês tão difícil para mim que estou surpreendida por me ver chegar ao dia 1 de Maio. Como é que já é Maio? Não faço ideia, mas estou viva e surpreendida. Abril foi mês de consultas, exames, análises, crises de ansiedade. Foi mês de perceber que aquela coisa do aceita que dói menos é a maior das mentiras da vida, porque aceitar dói ainda mais. Em Abril, porque nem tudo pode ser mau, tivemos Homecoming, da Beyoncé. Já tinha visto o concerto, mas gostei de o rever e de saber mais dos bastidores.
Também vi The Disappearance of Madeleine McCann. A série documental não acrescenta muito ao que já sabemos, mas organiza as ideias e teorias e levanta questões. Não achei tão extraordinária quanto me tinham dito que seria, mas algumas partes foram muito arrepiantes. O grande destaque de Abril foi o futebol. Mais concretamente o futebol dos sub-19 do Porto, que conquistaram a UEFA Youth League e tornaram-se a primeira equipa de formação portuguesa a sagrar-se campeã europeia. Nas leituras… li três livros, reli dois e comecei outros dois. Não foi um mês normal e as leituras acabaram por ser todas quase de um dia para o outro.
O QUE LI
O primeiro livro que terminei em Abril foi o Someday, Someday, Maybe, da Lauren Graham. É a história de uma actriz que quer ter êxito na representação mas não consegue papéis relevantes e tem um prazo para se manter em Nova Iorque. Em certos pontos fazia-me lembrar a história da Lauren, mas não foi uma leitura propriamente espectacular. Valeu pelo sentido de humor.
Depois de vários dias sem ler, acabei por ler o Mais um dia de Vida, do Ryszard Kapuściński, em dois dias. Foi um livro de que gostei muito e vale totalmente a pena dar-lhe uma oportunidade. O relato da guerra civil de Angola foi a minha escolha para o Uma Dúzia de Livros e, por isso, já falei de forma mais detalhada desta leitura.
O livro que se seguiu foi um livro que, em alguns momentos, me custou ler. O Hold Still, da Nina LaCour, é narrado pela Caitlin. A melhor amiga dela, a Ingrid, suicidou-se e Caitlin fica desamparada até que encontra o diário de Ingrid e começa a lê-lo, desesperada por respostas. Foi difícil ler algumas das entradas do diário e também assimilar o ponto de vista da Caitlin sobre o assunto. No entanto não se deixem enganar: o livro é bom, é poderoso e dei-lhe 4 estrelas sem hesitação.
Como tive vários dias complicados e andei desligada dos livros acabei por decidir reler dois livros que sabia que me iam dar mais vontade de pegar noutros livros. Reli o Uma História de Verão, da Pam Gonçalves, e o 13 Segundos, da Bel Rodrigues. Sobre este último tenho uma publicação inteirinha para lerem aqui. Sobre o livro da Pam falei um bocadinho nesta publicação.
O QUE COMECEI
Ainda o comecei, mas estou longe de terminar o livro que escolhi para o tema de Abril do The Bibliophile Club. O You, da Caroline Kepnes, foi a minha opção, mas ainda li pouco. No entanto, quando terminar, faço a publicação respectiva, talvez já depois de ter visto a série.
Também comecei o Eleanor Oliphant is Completely Fine, da Gail Honeyman. O livro, que em português se chama A Educação de Eleanor, esteve a metade do preço no Dia do Livro e foi a minha única compra literária no mês.
PARA MAIO
I have no clue!!!
Ainda não sei o que vou ler para nenhum dos clubes de leitura em que estou envolvida por isso, por enquanto, o objectivo é terminar o que comecei e o resto logo se verá.
Lidos noutros meses de 2019:
8 Comments
Andreia Morais
01/05/2019 at 19:56Fico deste lado a torcer para que maio seja muito mais sereno e luminoso! Que tenhas um ótimo mês, minha querida ?
A vitória dos sub-19 foi mesmo especial. Ainda nem tenho palavras para semelhante feito. Que orgulho nestes miúdos cheios de garra e de talento.
Quero muito ler A Educação de Eleanor
Sofia Costa Lima
03/05/2019 at 13:33Também estou a torcer para que isso aconteça! ?
Foi algo muito especial, sem dúvida! Agora é esperar que tenham oportunidade de crescer no clube!
Ensaio sobre o Desassossego
02/05/2019 at 20:17Muita força nessa hora! Vais ver que vais conseguir resistir a tudo 🙂
Também comecei "Eleanor Oliphant is completely fine", precisamente hoje eheh
Beijinhos,
Ensaio Sobre o Desassossego
Sofia Costa Lima
03/05/2019 at 13:34Adoro a sintonia literária!!
Patrícia Lobo
05/05/2019 at 07:56Fiquei muito curiosa com a história do "Hold Still", da Nina LaCour.
Por outro lado, quero muuuuuito ler o "13 Segundos", da Bel, mas ainda não sei como vou arranjar o livro em condições.
Sofia Costa Lima
05/05/2019 at 10:45Em Junho devo falar melhor sobre o livro, por isso depois ficas a saber um bocadinho mais! ?
Tenho andado atenta para saber se fica disponível para download através da Wook ou na Amazon.com, por isso se der conta eu aviso!
Carolayne T. Ramos
06/05/2019 at 13:56Maio há de ser um mês fenomenal, don't worry! ? Existem alturas da vida que arrasam completamente connosco, no entanto, é só para crescermos! You're strong, smart and beautiful, vais ultrapassar!
Ora, fizeste imenso em Abril, não obstante os obstáculos!!! Leste bastante, algo que nunca te vi a não fazer – ahah -, títulos que eu ainda não li, mas quero, como por exemplo, o da Bel e da Pam!
Acerca dos conteúdos visuais, ainda não vi o documentário sobre a Maddie, mas quero muito, porque na altura, não prestei grande atenção aos detalhes em volta do caso e trata-se de um daqueles que me deixa super intrigada…. A ver vamos! ?
LYNE, IMPERIUM BLOG
Sofia Costa Lima
07/05/2019 at 11:07Ainda não estou ao meu nível literário, mas quase! ?? E tens de ler os livros delas, sem dúvida!
Quanto ao documentário da Maddie: não é espectacular, mas ficas a perceber o caso e tudo o que aconteceu depois!