Vida

Dia Internacional do Podcast: os podcasts que acompanho

Dia Internacional do Podcast

Longe vão os tempos em que eu tentei ter um podcast sobre ténis (aposto que não sabiam!). Nessa altura, cheguei a partilhar alguns podcasts que ouvia. Entretanto esqueci os podcasts e deixei de os ouvir quase por completo. Recentemente, com este boom de podcasts que tem havido, surgiram vários que me interessaram. Como hoje, dia 30 de Setembro, se celebra o Dia Internacional do Podcast, tenho a desculpa certa para vos falar do que tenho ouvido.

Dia Internacional do Podcast: começou por ser o Dia Nacional do Podcast, nos Estados Unidos. Em 2015, começou a ser uma partilha feita internacionalmente, visto que os criadores perceberam que havia muito conteúdo a merecer destaque internacionalmente. Podem conhecer a história, em detalhe, no site do International Podcast Day.

A rotina dos podcasts

Como disse, depois de muito tempo sem acompanhar podcasts, voltei a dar uma oportunidade a este género de conteúdo. Voltei a eles no início do ano, quando ia sozinha passear a Lady B. Entretanto, com o regresso a Lisboa, quase voltei a deixar os podcasts de lado.

A minha solução para continuar a acompanhá-los passa por os incluir na rotina que tenho agora, dentro daquilo que funciona para mim. Por isso, agora tenho ouvido entre casa e o trabalho, quando não me apetece (ou já não tenho cabeça para) ler nos transportes. Quando cozinho também opto por, muitas vezes, ouvir um podcast. Só assim consigo realmente ouvir o que é dito em cada episódio.

Os podcasts que ouço

O Podcast, com Paulo Cuenca e Dani Noce

Já acompanho a Dani Noce há anos, desde que ela começou inicialmente a colaborar com o Depois dos Quinze. Este ano, ela e o Paulo criaram O Podcast. Este podcast é, em suma, sobre criadores de conteúdo, marcas, negócios e o mercado digital. Em todos os episódios há um convidado. Apesar de ser baseado no mercado brasileiro, é mais do que possível aplicar o que ouvimos a Portugal.

Outros podcasts sobre temas semelhantes: Copyblogger FM. Este é em inglês, mas foca temas como Content Marketing, Social Media Marketing, Copywriting, etc.

Terapia de Casal

A Rita da Nova é uma das pessoas de que mais gosto neste mundo dos blogs. Ela e o Guilherme Fonseca casaram no ano passado e decidiram agora criar um podcast para falar daquelas questões fulcrais e importantes com que todos os casais se deparam. Pelo que eles já disseram, o Terapia de Casal irá ter, ocasionalmente, convidados.

Outros podcasts sobre temas semelhantes: De Conversinha com o Ex. A Debbie e o Fê namoraram durante anos, acabaram o namoro e agora têm um podcast onde falam sobre mil e uma coisa, incluindo nomadismo digital e relações.

Depois dos Quinze

O Depois dos Quinze foi um dos primeiros blogs que segui pelo que sinto que cresci com a Bruna Vieira. Agora que virou também podcast tenho ouvido a Bruna de mil e um devaneios que passam pela cabeça de uma rapariga de 25 anos. O único problema dos episódios é que são tão longos que nem sempre consigo ouvi-los todos de seguida. Mas já se sabe que quando a conversa está boa é difícil parar de falar.

Outros podcasts sobre temas semelhantes: Perdidas no Recreio. A Bruna está mesmo on fire com isto dos podcasts e criou também este, com a Nath Araújo e a Giovanna Grigio. Embora não seja tão regular quanto o Depois dos Quinze, fala de temas semelhantes.

Pãodecast

Okay, vou admitir: esta escolha tem uma pequena parte de batota. Como não acompanho o Pãodecast desde início e o podcast tem muitos episódios, ainda não ouvi tudo, apenas episódios aleatórios. O meu objectivo de momento é começar de início e ir ouvindo, por ordem, o resto. Algo curioso sobre o Pãodecast é que o Leandro e a Pathy, os criadores, discutem assuntos variados que, dizem, não quiseram levar para a terapia. Mais uma vez, é brasileiro. Ouço muitos podcasts brasileiros. Não sei porquê.

Extra:

Além dos que mencionei, há outro podcast que acompanho, mas está em pausa: Ele Bem Tentou. Neste podcast, o João fala de vários temas, sempre com convidados. Pelo que vi há dias nas redes sociais, ele já está a tratar da próxima temporada.


E por aí? Costumam ouvir podcasts? Quais recomendam?

7 Comentários

  • Reply
    Inês Mota
    30/09/2019 at 11:43

    Não conhecia quase nenhum, portanto, esta publicação foi ótima para acrescentar novos programas na minha lista! O Terapia de Casal da Rita e o Guilherme já tem feito companhia nos meus treinos mas também sou muito fiel ao The Why Factor, da BBC, que explora os mais variados assuntos (é perfeito para pessoas curiosas!), My Dad Wrote a Porno (completamente insólito mas o podcast cumpre a premissa do título e eu acho que nunca chorei tanto a rir a ouvir alguma coisa. Naqueles dias off em que só queremos desanuviar, mete o play porque é bom – ou mau! – demais para ser verdade!!), On Purpose (acho-o super motivador e gosto de refletir sobre os assuntos que ele traz) e Sozinho em Casa, que é o trabalho que eu mais gosto do Guilherme Geirinhas e onde ele explora temas e curiosidades muito interessantes (quase como se estivéssemos numa conversa) 😀

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      08/10/2019 at 11:44

      Ai, que bom que assim tenha sido! 😍 Vou também explorar as tuas recomendações. Só pelas descrições já me deixaste intrigada!

  • Reply
    Leonor m
    30/09/2019 at 19:39

    Comecei hoje a ouvir o TdC e adorei e vou continuar a seguir e a ouvir. Costumo escutar o ask.tm, o sozinho em casa e o janela aberta mas também adoro o Em Banho Maria e o Officina! Acho que vou experimentar o podcast da Bruna Vieira, sigo-a há anos mas ainda não dei oportunidade a este novo formato! Obrigada pelas sugestões! 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      08/10/2019 at 11:27

      Vou ouvir as tuas sugestões, para ver se encontro novos podcasts! 😊

  • Reply
    Andreia Morais
    30/09/2019 at 21:39

    Os podcasts não fazem parte da minha vida há muito tempo, mas desde que despertei para este mundo que tenho encontrado conteúdo muito interessante. Da tua lista, acompanho o Terapia de Casal [e fiquei mesmo feliz com esta novidade]. Para além deste, ouço Ask.tm, Sozinho em Casa, Traz Cerveja, Ar Livre, Brainstorm, Hotel [que, neste momento, está em pausa] e banana-papaia. Depois, volta e meia, ouço Tudo o Resto e Segundo

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      07/10/2019 at 17:56

      Tantos podcasts!!! 😱 Vou, certamente, espreitar todos para perceber quais fazem o meu género!

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    16/10/2019 at 20:41

    Eu ainda ando a tentar inserir os podcasts na minha rotina, no entanto, quando posso, oiço com toda a dedicação – a verdade é que prefiro ouvir música, mas aos poucos, lá conseguirei mudar isso!! -. Os únicos que oiço com maior afinco são o “Sozinho em Casa”, “Janela Aberta”, “Officina Podcast” e o “The Ground Up Show”!

share your theory

%d bloggers like this: