Lugares Portugal

Cabo da Roca (ou o lugar onde acreditei que ia voar)

Farol Cabo da Roca - Sintra

Sempre gostei de Geografia. Quando estava no 2.º ano da Escola Primária sabia as capitais de todos os países. Passava horas agarrada ao Atlas Universal, a descobrir nomes de cidades em países que nem sonhava como seriam. Também gostava de imaginar como seriam mil e um lugares portugueses. Sabia nomes de rios, de praias, de cabos. Um dos que me despertava mais interesse era o Cabo da Roca, porque é o ponto mais ocidental da Europa (e de Portugal, obviamente) Continental. A visita tardou, mas aconteceu no final de Junho.

Cabo da Roca - Sintra

O Cabo da Roca

O Cabo da Roca fica no Parque Natural de Sintra-Cascais, em Colares. Fica a pouco menos de 20 quilómetros da vila de Sintra e, apesar de haver autocarros para lá, acho que a forma mais cómoda (e rápida) de lá chegar é indo de carro. Foi o que nós fizemos.

Aquilo que precisam realmente de saber sobre o Cabo da Roca é que é o ponto mais ocidental da Europa Continental e que está tanto vento lá que é capaz de doer um bocadinho. A mim, pelo menos, doeu um bocadinho. E achei que ia voar. Por ter achado que ia voar não posso deixar de vos alertar para algo: por favor, por favor, respeitem a sinalética e não ultrapassem os limites de segurança.

O Cabo da Roca não é, para mim, um lugar onde passar muito tempo. É, isso sim, um lugar para olhar para o horizonte, respirar fundo, tentar não voar e imaginar como será ir além do horizonte. É, no entanto, um lugar muito bonito, cheio de suculentas e onde o azul do oceano parece ainda mais azul.

Cabo da Roca - Sintra

Onde a terra se acaba e começa o mar…

Há, n’Os Lusíadas, uns versos que se acredita serem sobre o Cabo da Roca. Diz assim: Onde a terra se acaba e o mar começa / E onde Febo repousa no Oceano. Deparei-me com o primeiro deles num monumento que existe lá, a assinalar o ponto geográfico.

É curioso pensar no Cabo da Roca na era pré-Descobrimentos, quando não se conhecia mais além daqui. Era realmente o fim do mundo. Já imaginaram? O nosso Cabo da Roca era o fim do mundo. Era realmente ali que a terra acabava e o mar começava e achavam que não havia mais depois daquele ponto. Como as coisas evoluem quando temos conhecimento para tal!

Farol Cabo da Roca - Sintra

Quando regressei a Lisboa disse que ia aproveitar os fins-de-semana para conhecer os arredores que ainda não conhecia. Não tem acontecido. Estou desde Agosto a dizer que vou a Setúbal, por exemplo. Tal como disse no início, fui ao Cabo da Roca em Junho. As zonas das praias de Sintra conquistaram-me quando as conheci e foi bom poder acrescentar um novo lugar à lista de lugares bonitos que conheci e que por acaso ficam na zona de Sintra.


Informações Úteis:
Altitude: 140 metros
Localização: Estrada do Cabo da Roca s/n, 2705-001 Colares – Sintra
Coordenadas: 38º46’49.51 N; 9º29’56.44 W

1 Comentário

  • Reply
    Andreia Morais
    23/10/2019 at 21:49

    Há quinze dias, tive a oportunidade de ir ao Cabo da Roca pela primeira vez e fiquei fascinada. A paisagem envolvente é mesmo de tirar o fôlego! Só não consegui usufruir de toda a paz do local, porque estavam lá imensas excursões, ainda assim, valeu completamente a pena *-*
    Fez-me imensa confusão perceber o quanto as pessoas arriscam só para tirar uma fotografia. Poucas foram as que respeitaram as sinaléticas e, depois, admiram-se que os desastres aconteçam

share your theory

%d bloggers like this: