Durante muito tempo evitei histórias focadas apenas em cães. Em primeiro lugar, porque há sempre, no mínimo, 90% de hipótese de choro. Em segundo lugar, porque, na maior parte das vezes, essas histórias incluem a morte dos cães e é sempre doloroso pensar nessa parte do final da vida canina. No entanto, quando se começou a aproximar o mês de Outubro, em que o tema do Uma Dúzia de Livros era um livro com animais, era óbvio que a minha escolha recaía aqui, no Enzo.
O Enzo
Enzo, o título português de The Art of Racing in the Rain, foi inicialmente publicado em 2008. No entranto, graças ao filme que estreou este Verão , com o Milo Ventimiglia e a Amanda Seyfried e o Kevin Costner a dar voz a Enzo, ganhou uma nova vida. Foi assim que eu fiquei a conhecer a história deste cão tão especial.
O livro é narrado pela perspectiva do Enzo, um cão que sempre se sentiu diferente dos outros cães. De tal forma que acredita que noutra vida poderá vir a ser humano. Enzo narra a sua vida com Denny, o dono e piloto de automóveis, e Eve e, posteriormente, com Zoe. A narração é maravilhosa. O narrador tem sentido de humor e uma capacidade de observação tão bonita e única. É impossível não imaginar o que diriam os nossos canídeos se o livro fosse narrado por eles.
O ponto forte do livro é, sem dúvida, a narração ser do ponto de vista canino. Poderia ter dado problemas, mas o resultado foi positivo e correu muito bem. Infelizmente, não consegui ver o filme no cinema, mas quero muito ver assim que possível. Enquanto lia consegui ver o Milo Ventimiglia no Denny, porque me fez lembrar o Jack Pearson. Tenho a certeza de que, com a voz do Kevin Costner, o Enzo ficou ainda mais especial.
No mês em que se celebrou o Dia Mundial do Animal, o tema do Uma Dúzia de Livros e o livro que escolhi não podiam ter estado em melhor concordância.
Título original: The Art of Racing in The Rain
Título em português: Enzo – A Vida de um Campeão
Autor: Garth Stein
Ano: 2008 (edição de 2019)
Li o livro em 2017 sem suspeitar que ia sair a adaptação em filme. Partilho aqui a minha opinião sobre ele: https://bobbypinss.blogspot.com/2017/04/livros-enzo.html 🙂
Aaah! Eu achava que já tinha ouvido falar deste livro algures, mas nunca me lembrei onde e achei que tinha confundido! Afinal foi no teu blog!!! ?
Fiquei cheia de vontade de ler este livro *-*
Por acaso, também evito histórias com cães, por exemplo, precisamente pela mesma razão
É evitar na ficção o que é inevitável na realidade…