A Sofia World

O que esperar do blog em 2020

O que esperar do blog em 2020

À semelhança daquilo que fiz no ano passado, achei que fazia sentido falar sobre aquilo que pretendo fazer no blog em 2020. Nem tudo aquilo que planeei para 2019 se concretizou. Por vezes não era viável, mas a vida também impediu que muitas coisas pudessem acontecer. Gostava de que este ano fosse diferente. É por isso que hoje vou falar um bocadinho sobre o que esperar do blog em 2020.

Conteúdo, conteúdo, conteúdo

Gostava de ter guardado, mas não guardei e agora não me lembro onde raio ouvi, em Dezembro, alguém dizer que já não se lêem blogs. Este ano faz doze anos que comecei a acompanhar blogs, onze desde que comecei a publicar regularmente neles. Muita coisa mudou.

A imagem quase substituiu o texto em alguns blogs, o vídeo ameaçou matar as estrelas dos blogs, o Instagram ameaçou matar as estrelas do Youtube, os podcasts estão em todo o lado. Temos agora tanta forma de criar e de consumir conteúdo que os blogs já foram dados como mortos mais vezes do que houve notícias sobre gravidezes da Jennifer Aniston.

No entanto, quantas mais opções de criação me dão mais vontade tenho de escrever. Já experimentei vídeo e é giro, mas não substitui a escrita. Já fiz podcast e é giro, mas prefiro escrever. Tantas formas de consumir conteúdo só tornam esta era ainda mais democrática: cada um consome o tipo de conteúdo de que mais gosta.

Esta pequena reflexão talvez não sirva para mais além de dizer que aquilo de que mais senti falta no último meio ano foi de criar. De escrever. Escrevi tão pouco de forma criativa. Mas a vontade continua cá. Tantos anos depois.

O que podes esperar do blog em 2020

2019 não foi, como já referi, o ano que eu queria ter neste blog. Não concretizei tudo o que queria por vários motivos: às vezes faltou tempo, outras vezes faltou a forma certa de o fazer, mas também se revelou que nem tudo encaixava da forma que eu queria. Eis aquilo que é para continuar… e talvez para voltar.

The Bibliophile Club

As publicações com as leituras do mês do The Bibliophile Club vão continuar a aparecer por aqui, claro. Ao longo de 2019 deixei de fazer uma publicação para falar do tema do mês e não senti que essas publicações fizessem falta, mas claro que as leituras vão continuar a aparecer por aqui.

Uma Dúzia de Livros

À semelhança do TBC, o Uma Dúzia de Livros também foi renovado para mais uma temporada e também vai continuar a ser presença regular por estes lados. Spoiler: o livro que escolhi para o primeiro tema foi o Pessoas Normais, da Sally Rooney.

O final do projecto Conta-me Histórias

Tendo como objectivo terminar o projecto até ao final de Março, este primeiro trimestre promete terminar esta saga dos 12 contos (13, para quem subscreveu a newsletter antes do Natal). Faltam quatro contos, por isso esperem que eles cheguem ao longo das próximas semanas. No final, haverá uma página onde ficarão todos reunidos.

O regresso dos favoritos do mês?

É algo que tenho estado a ponderar. Não tenho, de todo, saudades do conceito mais normal de Favoritos do Mês, mas gostava de voltar a ter um espaço de reflexão mensal, com artigos e outros conteúdos de que gostei ou que considero pertinentes. Ainda não sei se regressa ou não, mas é uma forte possibilidade em cima da mesa.

O papel da newsletter

Ainda não cheguei àquilo que quero realmente da newsletter, lançada na segunda metade de 2019, mas é algo em que quero apostar ainda mais este ano. Para já, tenho algumas ideias do que quero escrever por lá, mas o resto virá de acordo com o feedback. Podes subscrever aqui.

Outros objectivos blogosféricos

  • Ser mais regrada a responder a comentários.

Já sabem que sou péssima a responder a comentários, não é? Estou determinada a mudar isso e defini meia hora por semana para responder a comentários no blog. Adicionei essa tarefa ao Google Calendar e à minha agenda, com notificações no telemóvel e no computador. Preciso mesmo de melhorar isto de responder a comentários.

  • Publicar reviews em atraso de 2019.

Há sete livros sobre os quais quero falar, alguns deles em espera desde o Verão. É uma pequena vergonha para mim, que odeio ter publicações tão atrasadas, mas planeio ir resolvendo o assunto ao longo das próximas semanas. 

  • Roteiros, roteiros, roteiros!

Brace yourself, o famigerado roteiro de 3 dias do final de Agosto no Porto chega na próxima semana, dividido em três publicações. Além deste, mais à frente começo a falar-vos de Aldeias Históricas e Marialva e Linhares da Beira vão aparecer por cá.

  • Passar as publicações antigas em revista.

Este é um assunto sensível para muita gente, mas depois de ponderar sobre o assunto decidi que vou, sem dúvida, apagar algumas publicações antigas e talvez actualizar outras. Não ficam perdidas para todo o sempre porque 1) continuam no Blogger; 2) tenho backup de conteúdo. Simplesmente não faz sentido continuarem por cá.

5 Comentários

  • Reply
    Carolina
    06/01/2020 at 21:07

    Parece-me um excelente plano! Cá estarei para ver 🙂

  • Reply
    Andreia Morais
    06/01/2020 at 21:26

    Estou muito entusiasmada com este ano. E acredito que vem muito bom conteúdo da tua parte. Força nisso <3
    Cá estarei para acompanhar, já sabes

  • Reply
    Carolayne Ramos
    28/01/2020 at 19:48

    Acho que de todas as metas, a que me inspirou mais foi a última! Gostei, particularmente, dessa ideia de reler o que se escreveu e apagar o que já não nos faz sentido e não acho, de todo, descabido colocá-la em prática!! You go, girl!! ??

    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

share your theory

%d bloggers like this: