Semana Literária

Como Organizo as minhas Leituras

como organizo leituras

Estás a ver aquela pessoa que tem o computador organizado por pastas, que usa categorias no e-mail e que tem um calendário organizado por cores? Sou eu. Ainda assim, isto parece mais do que é. Não sou maníaca da organização, mas gosto de ter a vida minimamente organizada e as leituras não são excepção. Foi por isso que decidi aproveitar a semana literária para riscar algumas ideias da lista e falar sobre como organizo as minhas leituras. Não é infalível, mas é dos conteúdos literários que mais gosto de ver, portanto espero que te agrade também.

Como organizo as minhas leituras

Não gosto de ter muitas formas de organização para o mesmo propósito portanto tento simplificar. Para explicar como organizo as minhas leituras vou começar por explicar como arrumo os meus livros, física e virtualmente. Depois explico como organizo as leituras.

Como organizo os meus livros

A minha forma de arrumar livros varia de acordo com o formato deles. Como leio livros físicos e ebooks tenho um sistema diferente para cada um deles. No caso dos ebooks, já mostrei como organizo o Kindle e a organização mantém-se semelhante. Tenho colecções (pastas) para géneros ou para autores, dependendo apenas do número de ebooks que tenha de determinado autor. Se for uma trilogia ou uma saga maior crio também uma colecção. Fora das colecções deixo apenas os ebooks que ainda não li.

No caso dos livros físicos a organização é menos linear. Não tenho estantes em casa, portanto todos os meus livros estão guardados num armário, o que limita a organização. Neste caso, o que faço é arrumar por autor, mas sem respeitar qualquer tipo de ordem. Mantenho todos os livros do mesmo autor juntos e o resto vai sendo arrumado conforme é possível.

Goodreads: como utilizo para organização

Depois de ter tudo arrumado e organizado, entra o Goodreads. O Goodreads ajuda-me a organizar os meus livros e as minhas leituras, além de ser uma rede social ideal para passar horas a descobrir livros que queremos ler. A plataforma tem três prateleiras gerais, para todos, que são: livros lidos, livros que queremos ler e livros que estamos a ler. Depois é possível criar prateleiras personalizáveis. Eu adoro esta funcionalidade. Aí organizo como mostro na imagem:

Aqui a organização é simples: por anos, para ter todos os livros que li em determinado ano juntos; depois tenho uma prateleira para os meus favoritos e outra para os livros que quero comprar em formato físico; além destas tenho uma prateleira para os ebooks que li no Kindle e outra para os livros que tenho em formato físico; por fim, adiciono prateleiras sempre que participo em projectos literários.

O Goodreads é um mundo e passo muito tempo por lá, portanto talvez faça, daqui a uns tempos, uma publicação dedicada exclusivamente a esta plataforma.

Evernote: bloco de notas virtual para organizar leituras

Outra plataforma que uso para organizar as minhas leituras é o Evernote. Aqui é possível criar blocos para organizar as notas e é das coisas mais úteis da vida. Neste caso tenho um bloco chamado ASW 2020 onde tenho notas para o Uma Dúzia de Livros, o TBC e para os 20 livros para 2020, além de uma nota com algumas ideias de publicações, como podes ver na imagem acima.

No caso dos 20 livros para 2020 tenho apenas uma lista de verificação com os títulos escolhidos e vou assinalando à medida que leio. Já no que aos projectos de leitura diz respeito optei por uma tabela:

Aquilo que faço é identificar o tema de cada mês e apontar o livro que planeio ler, ou, quando não tenho certezas, algumas ideias de livros que posso aplicar ao tema. Faço isto no Evernote porque é muito simples e posso aceder através do computador e do telemóvel.

Uma espécie de bullet journal

Já comentei por aqui uma vez que tenho um caderno que uso, desde o início de 2017, para registar, mensalmente, algumas coisas: objectivos para o mês, acontecimentos marcantes, o que vi e o que li. Neste caso, só aponto mesmo título do livro e fico por ali. Não é algo super elaborado e nem quero que seja.

 

Aliás, nenhum dos métodos que uso é demasiado elaborado, porque já sei que quanto mais simples mais acessível se torna e resulta melhor a longo prazo.

Esta semana, para celebrar o Dia Mundial do Livro (dia 23 de Abril), todas as publicações do blog estão relacionadas com livros. Esta semana literária inclui 7 publicações, de 19 a 25 de Abril, todas cheias de sugestões literárias.

3 Comentários

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    21/04/2020 at 19:27

    Sou um pouco como tu, organizo tudo por ano mas a nível de leituras é mais vamos lá ver o que aqui tenho, tbr não funcionam comigo

  • Reply
    Andreia Morais
    21/04/2020 at 21:38

    Utilizo o Goodreads desde 2015, mas sinto que ainda me falta explorar tanta coisa! Porque acabo por só colocar lá as leituras que vou fazendo no Reading Challenge. Vou ver se me dedico mais a esta plataforma 🙂
    Este ano, aderi a Desvaneio [que me ajuda a ter um maior controlo mensal] e optei por manter um bullet journal literário muito simples, mas que me tem divertido e ajudado imenso

    Estou a adorar esta semana temática <3

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      02/05/2020 at 22:14

      Eu testei a Desvaneio, mas não estava a dedicar-lhe a atenção necessária, por isso desisti.

share your theory

%d bloggers like this: