Não sei se hei-de considerar isto uma leitura ou uma releitura. Li O que nos magoa quando ainda não era um livro e ainda tinha outro título. Agora, li em formato livro, com um título diferente, mas a história é a mesma. Como li o livro antes da publicação e servi de leitora-beta, o Diogo pediu-me que escrevesse algo para a contracapa e a editora enviou-me um exemplar do livro.
Apesar de o livro ter sido uma oferta e de ser amiga do Diogo, a opinião que aqui vou dar é, como sempre, isenta e honesta.
O Que Nos Magoa: será a vida?
O Que nos Magoa conta uma história quase simples. A Francisca e o Daniel conhecem-se numa noite de Verão e criam logo uma ligação diferente. Intrigada pela aura de mistério que envolve Daniel, Francisca deixa-o entrar na sua vida.
O romance é pautado por duas vidas familiares diferentes e complexas. Por um lado, a Francisca vive só com a mãe, não se relaciona com o pai e adora o futuro padrasto. Por outro lado, o Daniel vive com os avós e não conhece os pais. O livro acaba por tocar, assim, alguns temas sociais importantes.
Desde que o Diogo me deu a ler o rascunho, achei que era uma história com potencial e a minha opinião não mudou. É um livro com potencial, semelhante a muitos que atingem grande êxito no estrangeiro. Peca apenas por ter uma revisão muito fraca, com muitas vírgulas fora de sítio e uma ou outra gralha.
A nível de história, está bem contada, embora seja perceptível, a certo ponto, o que aconteceu com o Daniel. Aquilo que acho que não ficou tão bem contado foi a história da Francisca com o pai. Deixa muitas questões e precisava de algo mais. No entanto, no geral, é um livro que vale a pena ler. O Diogo tem tentado mudar a forma como a literatura é vista e tem tentado levar este livro até onde é possível, num esforço admirável.
Numa altura em que se fala tanto de apoiar a literatura nacional, a forma ideal de o começar a fazer é apostar em livros de autores novos e quase desconhecidos. Esta é uma das melhores hipóteses para o fazeres.
Título original: O Que nos Magoa
Autor: Diogo Simões
Ano: 2019
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.
Tenho-o na minha lista, porque estou mesmo curiosa com a história. Agora lá terei que me aguentar até setembro ahahah
Sem dúvida, a aposta começa nos mais novos. Porque também têm uma voz neste meio literário. E muitos ficam esquecidos só porque ainda não têm nome, digamos assim, o que faz com que não descubramos grandes talentos.
Que pena a revisão não ter sido a melhor
Em Setembro logo lês! ?