A minha ideia era ler O meu coração só tem uma cor mais para o final do ano, mas Junho veio com pouca vontade de ler e soube que precisava do livro certo para recuperar. O livro certo era um livro leve, engraçado e sobre algo que eu amo: o Futebol Clube do Porto.
O livro está dividido em 92 crónicas, uma por cada um dos minutos de jogo. Sim, o jogo tem 90 minutos, mas nós, portistas, gostamos sempre de recordar que até ao minuto 92 ainda há muito jogo. Cada uma tem alguma relação com o número em questão, embora nem sempre seja a relação mais óbvia. A única coisa que todas têm em comum? O Porto, claro.
O meu coração só tem uma cor é daqueles livros que nos deixam de sorriso na cara da primeira à última página, porque está cheio de boas memórias portistas e de histórias que fazem parte do nosso clube. Ou, pelo menos, do meu clube. Além disso, vindo da Joana Marques só podemos esperar bom humor. O maior alvo acaba por ser o rival que tem o estádio ao lado do Colombo, o que por vezes se torna monotemático, mas que continua a provocar algumas gargalhadas.
No entanto, o tema Porto é o que realmente importa no livro e para mim, que cresci longe do Porto e que também sei o que é viver em Lisboa sendo do Porto (pior, viver em Benfica sendo do Porto), aproximou-me mais do meu clube e da sua história, fazendo-me recordar algumas das vitórias mais felizes da minha vida. Talvez não seja um livro para todos, mas é um livro de uma portista para portistas. E aí ganha o meu coração unicolor. Azul e branco.
Título original: O meu coração só tem uma cor
Autora: Joana Marques
Ano: 2018
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.
Ainda não li este livro, mas já sei que o vou adorar *-*
Como é belo este nosso amor pelo Porto!
Vais adorar, sim! Não há como não adorar quando o tema é o Porto visto por portistas. ?