Reviews de Livros

O General no Seu Labirinto

o general no seu labirinto - gabriel garcía márquez

Quando se apercebeu de que a morte estava perto, enquanto era pressionado para que se confessasse, Simón Bolívar proferiu aquelas que seriam as suas últimas palavras conhecidas: Como sairei eu deste labirinto? Antes disso, tinha feito a sua última viagem, subindo o Rio Magdalena, na actual Colômbia. O que Gabriel García Márquez quis fazer em O General no seu Labirinto foi relatar essa viagem. Queres uma pista sobre este livro? É excepcional.

 

Esta publicação inclui links de afiliado.

 

O General no seu Labirinto

Simón Bolívar, conhecido como o Libertador, foi um político e militar da Venezuela e conduziu as revoluções que libertaram Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Bolívia da colonização espanhola. Já doente, numa época tensa e complicada, saiu de Santa Fé de Bogotá numa viagem pelo Rio Magdalena. Esta seria a sua última viagem e foi isso que García Márquez retratou.

Apesar do carácter histórico, é um livro que se lê como um qualquer romance e que nos prende de início. A mestria com que García Márquez descreve os últimos meses de Bolívar é soberba e, confesso, invejável. A escrita dele é tão bonita e tão completa. Quase parece que ele estava lá, a ver Bolívar sucumbir à tuberculose, a limpar-lhe a testa suada de febre.

Mas não estava… só se o fez noutra vida, uma vez que Bolívar morreu em 1830. No entanto, com alguma ajuda, houve um grande trabalho de pesquisa e de documentação, para que não houvesse pormenores falhados ou incoerências entre dados e informações. O resultado? Mais um livro magnífico do Prémio Nobel.

A magia da escrita de Gabo

Sempre que leio García Márquez acabo os livros com a sensação de que lê-lo é um privilégio, uma honra e uma paixão. Não conheço mais quem escreva assim, quem tenha tanta magia presente nas palavras e nem precisa de estar a escrever histórias de realismo mágico.

O General no seu Labirinto é um livro absurdo de bom, um livro que me deixou pasmada com a capacidade que Gabo tem em me deixar maravilhada, livro após livro, com a certeza de que não encontrarei tão facilmente um autor que me faça sentir o mesmo.

García Márquez conquista-me a cada palavra, a cada livro, e apesar de me assustar o facto de me faltar ainda ler tantos livros dele também o sinto como uma verdadeira bênção: ainda tenho muitas histórias do Gabo pelas quais me poderei apaixonar.

Título original: El general en su laberinto
Título em português: O General no Seu Labirinto
Autor: Gabriel García Márquez
Ano: 1989 (PT: 1990 – li a edição de 2003)

Comprar*: Wook – versão 1 // Wook – versão 2

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

2 Comentários

share your theory

%d bloggers like this: