Diário de Escrita

#10 – Vamos Escrever Juntos?

vamos escrever juntos

Se calhar os efeitos de 2020 afectaram-me mais do que eu pensava, mas decidi criar uma nova série no Instagram, que vai ter uma versão aumentada aqui no blog, sob a categoria Diário de Escrita. O objectivo desta série, que vais encontrar no Instagram em #aswescrita, é tornar o processo de escrita um bocadinho menos solitário e mais partilhado, em que eu partilho a minha forma de trabalho, mas tu também tens um papel importante: vamos escrever juntos?

Vamos escrever juntos?

Em Outubro de 2018 criei uma nota no Evernote chamada “Ebook – Quero Escrever um Livro”. Essa nota ganhou 13 tópicos e alguns subtópicos, mas nunca saiu do Evernote. Nunca avancei com o ebook porque, honestamente, não me sentia especialista no assunto e não achei que valia a pena partilhar as minhas impressões. Deixei-me ficar e de vez em quando lá olhava para aquela lista e pensava: um dia volto a esta ideia.

Este ano, quando comecei a fazer a série de directos no Instagram com o Diogo senti que estava a aproveitar um bocadinho daquela lista, mas continuava a faltar algo que, para mim, sempre fez parte daquela ideia: o factor em tempo real. Queria fazer o projecto praticamente ao mesmo tempo em que colocava em prática aquilo de que falava, como um bom e verdadeiro diário de escrita. Finalmente vai acontecer.

A minha ideia

O foco da ideia está no Instagram (@asofiaworld), onde vou ter imagens criadas de propósito para cada publicação da série e onde a hashtag servirá também para tu poderes partilhar o teu processo e progresso. Quero que aquelas publicações tenham algum momento de conversa nos comentários, com dúvidas, sugestões e partilha de outros métodos. No entanto, acima de tudo, quero ir contando como é escrever um livro.

Como há um limite de texto que resulta no Instagram, pretendo sempre ter uma versão aumentada no blog, onde poderás ter acesso a alguns recursos interessantes para te ajudar no processo de escrita.

Em tempo real?

Confesso que, apesar de a ideia ser destacar tudo passo-a-passo, pode haver um certo atraso temporal entre o que eu fiz e o que publico, por dois motivos principais: 1) eu planeio e escrevo publicações com alguma antecedência e se tenho de preparar recursos vou fazê-lo com tempo; 2) algumas decisões de início de trabalho num livro já estão tomadas, portanto estou um bocadinho mais adiantada, mas nada de extraordinário.

Os Recursos

Apesar de já haver um recurso neste blog, de uma ficha de personagens, quero criar e disponibilizar outros recursos, que sinto que podem ser útil para quem escreve. Os recursos vão ser gratuitos, mas ainda estou a pensar se haverá outra forma de contribuição associada.

Apesar de estes recursos serem mais úteis a quem está a ou planeia escrever ficção, o projecto não se limita a ficção. Podes estar a escrever outro género. Ou não estar sequer a escrever.

"Ah, mas não és propriamente escritora profissional ou professora de escrita..."

Pois não, não sou. Mas aqui há dias vi uma imagem no Instagram que dizia: não tens que saber tudo para começar a ensinar o que já sabes. Esta frase fez todo o sentido para mim.

Estamos sempre a evoluir e aprender e, por isso, nunca sabemos realmente tudo, mas esse facto não nos impede de ensinarmos o que já sabemos. A minha filosofia para este projecto é essa: partilhar o que sei agora, para poder aprender ainda mais enquanto ensino.

O que podes fazer para ajudar este projecto

Hoje, dia 7 de Setembro, às 21h vai sair uma publicação no Instagram a resumir esta ideia. Até lá podes começar por:

Mas, claro, este projecto funcionará melhor se fores sempre deixando ideias, perguntas ou devaneios nas publicações do Instagram e/ou do blog. Além disso, se sentires que o conteúdo está a ser útil e importante, partilha-o com alguém a quem possa interessar ou a quem sirva de ajuda.

Estas publicações vão sair sempre à segunda-feira, às 21h, em simultâneo no Instagram e no blog. Inicialmente e não havendo imprevistos, a periodicidade será semanal. Espero que este projecto te deixe tão entusiasmado como me deixou.

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    07/09/2020 at 21:42

    Já te disse que és incrível? E que esta ideia é espetacular? Não? Digo-o agora! Vou acompanhar atentamente cada partilha, até porque já sei que vou aprender imenso <3

    Também sou da opinião de que não temos de saber tudo para partilhar conhecimento. A diferença é sabermos reconhecer as limitações desse mesmo conhecimento, para não induzirmos os outros em erro. A partir do momento em que é tudo bastante claro, acho que só pode ser maravilhoso embarcarmos nesta troca de experiências, porque, como referes e bem, estamos sempre a evoluir.

    Vais arrasar fácil *-*

  • Reply
    Marisa Vitoriano
    07/09/2020 at 21:50

    “não tens que saber tudo para começar a ensinar o que já sabes” é isto. Força neste projeto. Vou seguir atenta 😉

share your theory

%d bloggers like this: