Blogosfera Vida

Calendário Editorial: O que é e como usar [freebie]

26/12/2020
calendário editorial grátis

Nos últimos anos tornei-me fã do uso de calendários editoriais. Para muitos, o calendário editorial é algo que soa inflexível ou complicado. Para mim, é muito flexível e simples.

Este ano, além de usar o Google Calendar como uma espécie de calendário editorial decidi criar o meu próprio ficheiro, onde pudesse ter tudo junto, incluindo ideias soltas. Continuo a apontar coisas no Google Calendar, mas sinto que este tipo de calendário editorial me tem ajudado ainda mais.

Nas últimas semanas, enquanto fazia o meu próprio calendário editorial para 2021, comecei a preparar esta publicação para ti, com um miminho de agradecimento pelo apoio. No final da publicação, podes fazer download do ficheiro do meu calendário editorial. Mas, antes disso, vou explicar-te tudo sobre o calendário editorial e como o uso para me ajudar.

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial não é mais do que um calendário ou uma tabela onde apontas os conteúdos que planeias fazer e publicar em determinado período de tempo.

É usado com os mais variados propósitos: para publicações em blogs, publicações em redes sociais, vídeos no Youtube, newsletters, episódios de podcasts… enfim, para tudo o que exija conteúdos.

Como utilizo o calendário editorial

Para mim o calendário editorial só faz sentido se for um método de organização simples e não uma verdade universal. Por isso, o que eu faço é deixar que as datas sejam flexíveis e não ficar demasiado chateada se mudo de ideias em relação a publicações.

Neste momento junto blognewsletterpodcast no mesmo calendário editorial, mas podes ter um para cada vertente que queres trabalhar. Eu prefiro assim, porque sinto que estas três formas de conteúdo se complementam.

Também podes ter um calendário editorial digital ou físico. Eu descobri que me entendo melhor com o formato digital, mas tenho um calendário na agenda onde escrevo na mesma quando publico algo ou quando envio uma newsletter. É deste calendário digital de que te vou falar hoje.

O meu ficheiro em análise

Criei o meu calendário editorial em formato .xlsx, ou seja, criei uma planilha no Excel. É um ficheiro que é sincronizado com a drive, portanto posso aceder-lhe em qualquer parte, mesmo sem o meu computador.

Na primeira folha do ficheiro, incluí uma visão geral do blog em 2021. Tenho uma tabela com temas e a frequência com que quero abordá-los e outra tabela com objectivos para o blog.

Na segunda página coloquei uma tabela dedicada a algumas estatísticas relacionadas com o blog. Costumo usar um ficheiro separado com o mesmo formato, onde tenho estatísticas de vários anos, mas, como a ideia é várias pessoas utilizarem este ficheiro achei que fazia sentido incluir aqui também.

Dá para adaptar para outro tipo de formato de conteúdo (podcast, Youtube).

Na terceira página tenho o banco de ideias. A tabela é simples, com espaço para apontar a ideia, o tema em que se insere e o formato em que quero concretizar a ideia.

A visão mensal

Depois destas três folhas introdutórias começam as folhas mensais. Como são semelhantes, vou explicar-te tudo tendo em conta a folha de Janeiro.

Como já disse, incluo três vertentes de conteúdo no meu calendário editorial pelo que, neste momento, já tenho as newsletters e os episódios do podcast estabelecidos no calendário. Quando souber os temas eles hão-de aparecer lá escritos.

A componente visual é importante para me orientar e, por isso, mudo a cor de cada rectângulo para ser mais fácil compreender de que se trata cada célula preenchida. A vantagem é que, caso mude de ideias e não publique naquele dia, basta-me apagar e deixar a célula em branco.

Podes também ter cores específicas para cada tipo de publicação do teu blog, no entanto, se falares de vários temas, pode tornar-se confuso e pouco apelativo encontrar muitas cores diferentes no teu calendário. O ideal talvez seja usar uma cor por cada grande tema e deixar os sub-temas manter as cores do tema principal.

Para este formato vou usar apenas três cores: uma para a newsletter, uma para o podcast e outra para o blog. Vai permitir-me perceber rapidamente o que predominou naquele mês.

Ao lado do calendário introduzi duas colunas: uma para datas relevantes (uma ajuda para possíveis temas a abordar, por exemplo) e outra para tarefas.

Como vês, é uma forma muito simples de organização. Tal como disse, quis oferecer-te um miminho e decidi disponibilizar o calendário editorial completo, em formato .xlsx, para poderes descarregar e usar ao longo do próximo ano. Não precisas de subscrever nada (embora devesses subscrever a newsletter) e também não precisas de pagar pelo mesmo. Este é por minha conta.

Gostaste deste conteúdo?

  • Reply
    Andreia Morais
    26/12/2020 at 19:14

    Desde que me rendi aos calendários editoriais, nunca mais quis outra coisa. E percebi que são pedaços de salvação :p
    Acabo por criar os meus à mão, porque, depois, é mais fácil de o ter visível e ter uma noção mais clara do que pretendo para cada mês. No entanto, é quase certo que farei alterações, mas a beleza desta ferramenta é que nenhum conteúdo se perde, apenas muda de data.

    Muito, muito obrigada por esta partilha maravilhosa, minha querida. Dará imenso jeito <3

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    28/12/2020 at 15:26

    Não tens noção do quanto me ajudaste. Obrigada pela partilha

  • Reply
    Inês
    02/01/2021 at 17:01

    Tenho estado a usar e tem sido muito útil. Obrigada pela partilha 🙂

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    11/02/2021 at 09:23

    You’re a saviour! Embora ainda não tenha aberto, pois estou no telemóvel, sei que o farei pelo computador, inspirando-me para organizar os meus projetos!
    Costumo organizar-me com calendários para cada projeto e que fixo na parede, tal como com o meu BuJo, demais blocos de notas físicos e digitais.
    Contudo, este teu calendário editorial será uma mais-valia para que eu recomece a utilizar o excel e aprenda novas ferramentas!

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      14/02/2021 at 22:41

      Agora que já sei que tens usado estou ainda mais contente com o teu comentário!

      • Reply
        Carolayne T. Ramos
        15/02/2021 at 10:49

        Ahhh que linda! 😍
        E nem sabes o quão entusiasmada acordei hoje, ao relembrar-me do facto de já ter temas apontados e ter, somente, de me sentar, escrever e agendar!!! 😆💙

share your theory

%d bloggers like this: