Reviews de Livros

As Aventuras Na Quinta Do Tio Zé [Isabel Nunes]

10/06/2021
as aventuras na quinta do tio zé isabel nunes

Não me lembro da última vez em que escrevi sobre livros para crianças. Se é que alguma vez escrevi sobre livros para crianças. No entanto, há uma relação próxima entre mim e As Aventuras Na Quinta do Tio Zé, pelo que tinha mesmo de escrever sobre este livro para crianças.

Há uma sensação curiosa em ler uma história que se passa num lugar que conhecemos bem. A nossa imaginação voa mais depressa e conseguimos ver tudo acontecer à nossa frente sem grande esforço. Se isto acontece em adulto, imagina o bom que é vê-lo acontecer em criança, quando consegues reconhecer tudo porque estiveste lá, estás lá. Que estimulante de criatividade e imaginação! É por isso que este livro me é próximo.

As Aventuras Na Quinta do Tio Zé é um livro que se passa na aldeia onde cresci. Conheço as pessoas que inspiraram a história, mas conheço ainda melhor os lugares por onde ela passa. Ao ler as brincadeiras do João e dos primos eu ria tanto ou mais pelo facto de saber que aconteceram ali. Uma parte das minhas caminhadas passa junto à Cerca. Vivi anos ao lado da igreja. Conheço as ruas de paralelos como só quem ali vive conhece.

O livro é narrado pelo João, que viaja de Lisboa para a aldeia para mais umas férias de Verão. É tradição de família juntarem-se ali todos os anos e o João já sabe que tem muitas brincadeiras à espera assim que encontrar os primos. Entre correr pelas ruas da terra e acompanhar o tio Zé, as férias de Verão são sempre o momento alto do ano.

A história é simples e engraçada e as ilustrações de Mariana Reis conquistaram-me. Logo no início do livro há uma ilustração da igreja, com o galo que está no topo da torre, e achei-a ainda mais bonita do que a igreja de pedra que vejo regularmente.

Esta é, claro, uma daquelas aldeias do interior que ganha uma vida diferente no Verão. Agora já não se nota da mesma maneira, mas lembro-me de que, quando era pequena, havia muito mais gente nova por cá e eu achar absolutamente estranho o facto de estas pessoas novas quererem estar ali e de acharem o Verão na aldeia tão interessante e divertido. Depois deste livro, parte do divertido fica desvendada.

Com histórias divertidas e ilustrações bonitas, não sei mesmo o que mais se pode pedir para um bom livro infantil.

Título original: As Aventuras Na Quinta Do Tio Zé
Autora: Isabel Nunes
Ilustradora: Mariana Reis
Ano: 2020

Comprar: Edições Vieira da Silva

*este link não é de afiliado

  • Reply
    Andreia Morais
    10/06/2021 at 18:23

    É tão maravilhoso quando, através de livros específicos, conseguimos essa ponte familiar, que rapidamente nos transporta para as situações, para os lugares, para as pessoas *-*
    Nunca li estas aventuras, mas sinto que ia adorar!

  • Reply
    Isabel Sá Brilhos da Moda
    14/06/2021 at 08:04

    Vou tomar nota da sugestão!

share your theory

%d bloggers like this: