Livros

Os Livros Que Escolhi Levar para o Porto

17/09/2021

Nos últimos anos, sempre que tenho de fazer mudanças, os livros tornaram-se uma das minhas preocupações. Que livros levo? Como é que os levo? Tenho espaço para eles? Normalmente, levava dois ou três e trocava sempre que vinha a casa. Nesta mudança para o Porto, acabei por escolher mais alguns livros para levar comigo.

Como decidir que livros levar numa mudança

Se estás a mudar-te por completo para outro lugar, não terás de escolher o que levar. Normalmente, levas tudo contigo. No entanto, se estás a mudar-te para dividir a tua vida entre lugares, pode ser uma decisão conflituosa. No meu caso, faz todo o sentido ter a maioria dos meus livros num lugar e levar comigo apenas uma pequena parte, que irei alternando à medida que for lendo.

Deste modo, aquilo que pesou na hora de escolher os livros foram três factores:

Depois de pensar nestes factores acabei por escolher dois grupos de livros: os que vão ficar uns tempos e os que é para ler e ir trocando com os que tiver em casa. No final, a lista de livros que viajou até norte foi:

Estes devem ficar algum tempo. Não sei se te recordas do 1001 Albums, mas por estes lados continuamos a tentar ouvir os mil e um álbuns incluídos neste livro, por isso era de esperar que viesse comigo. O 642 Things To Write About vem para aliviar a mente. E o prontuário vem por necessidade de estudo.

Curiosamente, acho que o primeiro livro desta lista irá ser dos últimos a ler, porque faz parte da bibliografia de uma das minhas cadeiras do segundo semestre e quero ir com a memória literária mais fresca. Os restantes são livros dos quais já me viste falar em várias listas de leituras próximas. Estou a esforçar-me, prometo.

Claro que o Kindle também tem muitos livros para ler e ainda se juntam a estes os que comprei da Feira do Livro, mas a ideia é estes livros me acompanharem durante o primeiro semestre. Ainda vou descobrir como é que eles se vão encaixar entre leituras obrigatórias, mas não me desmoralizes já, por favor.

Gostaste desta lista?

  • Reply
    Andreia Morais
    17/09/2021 at 19:48

    Tens aí uma belíssima lista *-*

    Por acaso, foi uma questão que nunca me ocorreu, porque fiquei sempre na cidade onde estudei, mas acho que iria ter muita dificuldade no processo ahah

share your theory

%d bloggers like this: