Acho que o tema da História recente que mais me interessa estudar é o 11 de Setembro. Talvez por não ter uma memória concreta da data (estava a começar o segundo ano da escola primária), sempre me senti intrigada por e interessada nesta parte da História Mundial. Este ano assinalaram-se 20 anos desde os atentados e o jornal Expresso apresentou um trabalho extraordinário sobre o tema: O Dia Em Que o Século Começou.
O Dia Em Que o Século Começou
Este podcast do Expresso não é um podcast sobre o 11 de Setembro de 2001. O ponto de partida é, de facto, essa data, mas vai além da história do atentado ao World Trade Center. Os episódios, conduzidos por Ricardo Costa, tentam explicar o que mudou no mundo depois desse dia, directa e indirectamente.
Ao todo são oito episódios de aproximadamente meia hora, que se fluem na perfeição. Os convidados, das mais variadas áreas de formação e de trabalho, encaixam na perfeição com o tema de cada episódio. Soam todos tão interessantes e cheios de histórias para contar que os ouviria durante mais tempo.
O Dia Em Que o Século Começou vai além da Política e da História Mundial e cruza-as com a música, a literatura e a ciência. Parece meio aleatório ouvir Jay-Z, Outkast ou Alicia Keys, mas quando percebemos a relação daquelas músicas e o motivo para serem escolhidas… percebe-se como é que este trabalho jornalístico pretende ser diferente.
5 Motivos para Ouvires O Dia Em Que o Século Começou
- Trabalho Jornalístico de qualidade;
- Não se foca apenas no 11 de Setembro;
- Apresenta uma visão mais alargada dos acontecimentos da História e Política Mundiais;
- Sabes como há portugueses em todo o lado? Tens aqui a visão de portugueses que viviam em Nova Iorque a 11 de Setembro de 2001;
- Convidados interessantes.
Ultimamente, tenho optado por ouvir mais podcasts que sinto que me ensinam algo ou que, pelo menos, sinto que podem dar algo mais à minha vida além de entretenimento. Este trabalho do Expresso vai certamente fazer parte dos favoritos do ano, pela qualidade que apresenta.
One response
Já está anotado para ouvir! Obrigada pela partilha 😀