Diário de Sofia

A playlist de verão para falar destes dias de outono

16/10/2021

Está a chover. Tenho uma manta enorme a tapar-me e já chamei a Lady umas cinco vezes, insistindo para que volte para junto de mim. Acho que estou a adiar o momento de me confrontar com esta página. Outra vez. Tenho-o feito várias vezes, desculpando-me com leituras em atraso, ou sono em atraso, ou tempo em atraso. Talvez eu esteja em atraso.

Para ser honesta, as últimas quatro semanas foram mais descontroladas do que eu achei que seriam. De repente, um terço do semestre já foi à vida e sinto que tenho tanto que fazer, que ler, que escrever. Ao mesmo tempo não me sinto nada confiante para nem capaz de decidir temas de trabalhos porque da tanta matéria que já demos sinto que demos tão pouca matéria que eu já me sinta capaz de concretizar.

Tenho gostado da maioria das aulas, mas há uma cadeira que está a ser particularmente complicada porque os meus conhecimentos de poesia são quase nulos. O desafio escolar tem sido interessante. Tinha saudades de aprender, de estudar. Mesmo o italiano, que estava a estudar no ano passado, foi ficando para trás por causa do trabalho, e já tinha saudades do compromisso de aprender. Tenho de voltar ao italiano.

Foi relativamente fácil ter o percurso entre casa e a faculdade decorado ao ponto de não precisar de ir super atenta a tudo. Ainda assim, odeio profundamente perder duas horas do meu dia em autocarros. Não sentia falta dessas coisas. Vou tentando ouvir podcasts nesse tempo, mas não deixa de ser tempo meio perdido.

O descontrolo vem da rotina… ou da falta dela. Está tudo meio descontrolado, meio estranho. Ter aulas sempre à tarde não ajuda, porque o meu ponto alto de produtividade e concentração é de manhã. Mas também não ajuda querer adaptar-me às rotinas de outros quase esquecendo que a minha rotina era bastante saudável.

No meio disto, tenho tentado lembrar-me de que o caos não é meu amigo e de que preciso da ordem. A ordem que vem de rotinas saudáveis e de pausas para escrever.

E embora já seja Outono, talvez este seja o momento certo para cumprir a tradição e te deixar a playlist do Verão 2021. Foi trabalhoso, duro e compensador. Só falta começar a fazer-lhe justiça.

  • Reply
    Andreia Morais
    17/10/2021 at 19:08

    Era tão mais fácil se o não se perdesse tanto tempo nos transportes. É que por mais que se tente adiantar, parece que nunca se consegue fazer nada de produtivo.
    «porque os meus conhecimentos de poesia são quase nulos», os meus não são muitos, mas se puder ajudar em alguma coisa, já sabes <3

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      22/10/2021 at 20:25

      Não tinha mesmo saudades dos transportes! 😐 Ainda por cima à noite raramente tenho vontade de ler, portanto nem para isso dá!

share your theory

%d bloggers like this: