Livros

TBR: Livros para o Verão 2022

21/06/2022
livros verão 2022

Hoje, dia 21 de Junho, é o Solstício de Verão. Como adoro a palavra solstício e acho que o Verão é propício a ser considerado uma época especial, provavelmente porque andamos com menos roupa e suamos por todos os lados, decidi assinalar a data com algo que não fazia por aqui há muito tempo: uma to be read list!

Admito que deixei de fazer estas listas de leitura porque, normalmente, acabava por nunca as cumprir. O que é que vai diferenciar esta lista de todas as listas falhadas? Bem, para começar, a ambição, que, como verás, é pouca. E, por fim, a noção da diferença entre expectativa e realidade.

3 Livros para o Verão de 2022

Este ano determinei que quero ler, obrigatoriamente, três livros específicos durante o Verão. Curiosamente, são os três em inglês e foram os três comprados em lugares e ocasiões completamente diferentes.

  • A Little Life, Hanya Yanagihara

O Starbucks onde costumo ir tem ao lado uma Bertrand. Ora, eu deixei de comprar coisas na Bertrand depois de deixar de trabalhar lá, mas muitas das vezes em que vou ao Starbucks e entro no centro comercial acabo a entrar na Bertrand. No dia 24 de Maio, depois de uma tarde de estudo e sofrimento, entrei na Bertrand com vontade de usar o reembolso do IRS em algo útil… principalmente num livro que fosse para partir o coração (como se eu não o conseguisse partir sozinha). Trouxe um livro de poesia da Maria Teresa Horta e este A Little Life, que, por acaso, até já tinha em ebook há uns tempos e nem me lembrava.

Feliz e infelizmente, o centro comercial em questão vai fechar, por isso estas compras aleatórias na Bertrand não se devem repetir e as minhas horas na esplanada do Starbucks a ler e escrever estão contadas. Mas será que ainda vou a tempo de ler este livro lá? Quer dizer… pelo que ouço dizer, vou chorar rios. Talvez não o queira ler em público.

  • Kim Jiyoung, Born 1982, Cho Nam-Joo

Há duas pessoas da internet em quem confio quase cegamente para recomendações literárias: o Jack Edwards e a Rita da Nova, principalmente a Rita, que tem um gosto muito semelhante ao meu. Quando um livro é recomendado por ambos é sabido que eu vou querer ler. Foi o que aconteceu com Kim Jiyoung, Born 1982. Fiquei com o título e com a capa, bem gira por sinal, na cabeça e, numa das dezenas de visitas aleatórias à Fnac de Santa Catarina, deparei-me com este livro, folheei e uns dias depois estava a aproveitar uma promoção da Wook para o comprar. Assim mesmo, sem grandes decisões.

Claro que isto já foi há uma série de meses e ainda não cheguei a lê-lo, mas sobre a questão de eu ter lido mesmo pouco durante os últimos meses podemos falar depois.

  • The Vanishing Half, Brit Bennett

No início de Abril fiz uma visita rápida a Braga e, obviamente, tínhamos de ir a uma livraria. A recomendação que mais surgiu no meu Instagram foi a Livraria Centésima Página por isso não hesitei em incluí-la no mini-roteiro da manhã. Sabia que só podia comprar um livro lá, por isso dei duas voltas à livraria em busca do livro que iria escolher, sem ter uma ideia concreta em mente.

O The Vanishing Half, que existe em português com o título A Outra Metade, estava na minha lista há muito tempo, mas não era prioridade. No entanto, confesso, trouxe-o pela capa. Gostei tanto dela que decidi que ia trazer aquela edição e pronto, ficámos assim. O livro veio comigo e eu percebi que tenho um problema e que preciso de entrar em book buying ban durante uns meses. Proíbam-me de comprar livros. A sério.

@asofiaworld a really small tbr cause i know I'll end up reading stuff I didn't plan to 🤣📚 #booktok #booktokportugal #books #booksoftiktok ♬ Unstoppable - Sia

Expectativa vs. Realidade

Como vês, fui pouco ambiciosa com esta lista de leitura para o Verão e mantive-me modesta. Como disse, tenho tendência a não cumprir estas listas, por isso mais vale ser modesta e decidir que só tenho mesmo de ler estes três livros e o resto logo se vê. No entanto, não penses que não sonho com outros livros que quero ler nesta estação. Vamos a uma brincadeira?

Livros Que Gostava de Ler

  • Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida;
  • A Civilização do Espectáculo, de Mario Vargas Llosa
  • Aparição, de Vergílio Ferreira
  • Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas, de Ricardo Adolfo
  • Uma História da Leitura, de Alberto Manguel

Livros Que Vou Acabar a Ler

  • reler os três da Sally Rooney porque comprei as versões físicas em inglês;
  • reler os dois da Dolly Alderton, porque a minha vida agora parece saída de um desses livros e porque estou a escrever algo que parece vindo do universo Alderton;
  • Daisy Jones & The SixThe Seven Husbands of Evelyn Hugo, da Taylor Jenkins Reid, porque estou farta de me sentir excluída da sociedade de leitores;
  • Beach Read, da Emily Henry, One Italian Summer, da Rebecca Serle, ou Os Melhores Anos, da Kiley Reid, porque sinto que assim que acabar o ano académico vou querer ler romancezinhos, daqueles que me fazem chegar ao fim e dizer lol, nota-se mesmo que é ficção;
  • Where The Crawdads Sing, da Delia Owens, porque acho que vou querer ver o filme, apesar de toda a polémica envolvida à volta do livro.

Qual achas que vai acontecer? Era bom se fossem ambos, não era? Eu cá tenho uma certa desconfiança, mas no final do Verão falamos… até lá, podes acompanhar as minhas leituras no Goodreads e no TikTok.

  • Reply
    Andreia Morais
    21/06/2022 at 19:24

    Vai que tu consegues 😀

    Tenho Kim Jiyoung, Born 1982 na minha lista de desejos também por causa da Rita da Nova.
    Adorei Luanda, Lisboa, Paraíso e Lá, Onde o Vento Chora. A Civilização do Espetáculo, confesso, desiludiu-me um bocado

  • Reply
    Ana Baptista
    24/06/2022 at 13:12

    Em relação a Taylor Jenkins Reid, adorei Evelyn Hugo mas achei Daisy Jones meio meh, fiquei desiludida. Agora, espera-se Malibu Rising.

  • Reply
    Lyne
    28/07/2022 at 22:29

    Olhaaaa o aparição heheheh a sério que ainda não o leste? 😵 Só perdoo porque faculdade heheh
    Tive o the vanishing half nas mãos, quase quase para o trazer, mas dei oportunidade a outros livros. Depois de uma menção de uma amiga, a curiosidade elevou-se……e como uma boa intérprete de certos sinais do universo, da próxima não hesitarei!

    Dá-lhe com tudo. Eu tenho-me guiado pela intuição no que toca a leituras. Quero terminar muitos livros, acabando sempre por trocá-los por outros ….nunca me decido 😂👍 típico

    Curiosa para ler as tuas reflexões futuras.
    Beijocas,

    Lyne, Imperium BlogCongresso Botânico – PodcastLivro DQNT

share your theory

%d bloggers like this: