Passaram mais de cinco anos desde que o Kindle entrou na minha vida e é impossível negar o quanto mudou a minha forma de ler, mas também o quanto mudou — de forma positiva, diga-se — o mercado dos ebooks em Portugal. Depois de cinco anos com o Kindle 8th generation, ainda em perfeito estado, decidi actualizar-me e vendê-lo para adquirir o Kindle 10th generation. O factor de decisão foi a luz integrada, mas já falamos sobre as características deste modelo do Kindle.
O que é o Kindle?
O Kindle é o e-reader da Amazon, ou seja, é um dispositivo que permite ler livros digitais. O Kindle existe em quatro modelos diferentes: o modelo básico (que eu tenho), o Paperwhite, o Paperwhite Signature Edition e o Oasis. Além do preço, estes modelos variam em tamanho, em capacidade e em algumas características.
Características principais do Kindle 10th generation:
- leve e pequeno (pesa menos de 200g);
- tem luz integrada ajustável;
- 8 GB de memória (são milhares de livros);
- ecrã tátil;
- carregamento USB;
- wi-fi;
- integração com Goodreads;
- podes enviar documentos e ficheiros via e-mail, em vez de estares constantemente a ligá-lo por cabo USB ao computador.
- Preço base: 89,90€
Kindle 8 vs. Kindle 10
As diferenças entre os dois modelos são simples, mas importantes. Em tamanho são semelhantes e em duração de bateria também, no entanto o design é um pouco diferente, com o Kindle 10 a ter cantos mais arredondados e o ecrã a ligar melhor com a moldura, um pormenor que faz toda a diferença. Além disso, o Kindle 10 tem luz integrada ajustável. Antes, nunca tinha sentido falta da luz, mas quando comecei a fazer viagens de autocarro durante a noite percebi que era fixe se pudesse ler qualquer coisa para passar o tempo — o verdadeiro motivo para eu querer este modelo. E agora a novidade mais recente: o Kindle deixou de ser chatinho e agora também lê ficheiros em formato .epub, portanto deixa de haver aquele problema de arranjar ebooks em .epub e precisar de um programa para os converter.
O Kindle 10 ganha ao Kindle 8 em tudo excepto… no tempo de reação. Sinto que o Kindle 8 era mais rápido a reagir ao toque, mesmo que por uma questão de micro-segundos.
O Kindle 10th generation
Estou a utilizar o Kindle 10th generation desde Março. Adoro o facto de ter luz integrada, algo que foi muito útil também durante a onda de calor para poder ler à noite, na rua. É um modelo leve, que permite usar apenas uma mão para ler e acredita que a memória é mais do que suficiente. O modelo anterior tinha 4 GB e até assim era mais do que suficiente.
Continuo a adorar a integração com Goodreads. Leio sempre com o wi-fi desligado, mas no final de cada livro faço questão de ligar o wi-fi para que a nota de avaliação e os destaques que sublinhei fiquem guardados no Goodreads. Esta funcionalidade funciona apenas com ebooks comprados na Kindle Store.
Também adoro poder transferir documentos para o Kindle por e-mail. Em vez de ter de ligar o cabo ao computador, basta enviar os ficheiros por e-mail e, com wi-fi ligado, sincronizar o dispositivo. Fica a dica, Kobo!
A bateria continua formidável e, com utilização diária, dura cerca de 2 a 3 semanas. Durante a onda de calor (em que a temperatura andava sempre à volta dos 39 gruas) durou entre 2 a 3 dias, coitado.
Repetindo a matéria dada anteriormente: Kindle vs. tablet
É 2022 e ainda é preciso explicar que os e-readers têm tecnologia e-ink, de tinta electrónica, o que permite que o ecrã não tenha brilho nem reflicta luz, tornando a leitura confortável e não algo terrível para os olhos como no caso dos tablets. Acredita, é muito diferente.
Como comprar
Podes comprar o Kindle pela Amazon Espanha, sendo que os ebooks são sempre comprados pela Amazon americana.
Repetindo a matéria dada anteriormente: Kindle vs. tablet
Chegará a altura de fazer esta comparação mais a fundo, maaaaaas… tendo em conta as mudanças no panorama literário português, neste momento sinto que o Kobo é uma opção perfeitamente válida para quem lê em português… e até para quem lê em inglês, embora a Kindle Store tenha, no geral, preços mais apetecíveis neste campo.
Recentemente ofereceram-me um Kobo, que tenho andado a explorar com calma, mas não consigo fazer uma comparação direta porque não são modelos equivalentes. Ainda assim, em breve falarei um bocadinho do Kobo Libra H2O e, posteriormente, talvez venha aí um guia super completo para escolheres um e-reader mais facilmente.