balada para sophie [filipe melo & juan cavia]

Muitas vezes, aquilo que faz uma boa história não é a sua imprevisibilidade — é a forma como ela nos é contada. Balada para Sophie não é imprevisível, mas é uma história apelativa, que nos prende de tal forma que, mesmo constipada e com uma ressaca de quem acordou demasiado cedo com trovoada depois de se ter deitado demasiado tarde com muito espumante, foi lido de uma assentada, na primeira manhã do ano. E se o ano começa assim… só pode vir a ser um bom ano.

 

Esta publicação inclui links de afiliado.

Trigger warning:

abuso de substâncias

 

A Leitura da Ressaca

Conheci o trabalho do Filipe Melo e do Juan Cavia em maio do ano passado, quando, como parte da bibliografia de Literatura Portuguesa e Hibridismo dos Géneros, li Os Vampiros. Gostei da experiência e decidi que queria também ler o ultrapremiado Balada para Sophie. Estou longe de ser entendida em banda desenhada e histórias gráficas, mas nos últimos anos sinto que as histórias gráficas e a poesia se tornaram boas companhias, principalmente para ler algo num dia ou para limpar o palato entre leituras. Foi o que aconteceu com este livro.

Quando vi o plano para o Alma Lusitana deste ano soube logo que ia incluir este livro, em versão ebook, mas não contava que fosse o primeiro livro do ano. Só que quando acordas às 9h no primeiro dia do ano e, apesar da ressaca e das poucas horas dormidas, não consegues dormir mais… bem, vai um livro inteiro em poucas horas.

— Mas o que raio é que ele está a contar afinal?

— São os minutos desde que a mulher dele morreu, Dubois.

— A sério? Que coisa tão triste…

— Não, pá. Estou a gozar contigo. Não faço a mínima ideia do que será. Está completamente avariado dos cornos. Mas era lindo, não era?

Balada para Sophie

Balada para Sophie conta a história de uma jovem jornalista, Adeline, que vai entrevistar um famoso ex-pianista, Julien Dubois. Dubois tem uma personalidade particular e um percurso de vida que se confunde com a história europeia do século XX. À medida que se vai revelando, vamos percebendo os tormentos da vida de Dubois e talvez suspeitemos das intenções da jornalista, mas estamos presos àquelas páginas.

Este livro fala sobre a admiração que roça a inveja, sobre o amor, o dever e o poder, a família e a redenção. Se é previsível? Acredito que possa ser. No entanto, não é um factor que estrague a leitura porque toda a construção de personagens acompanhada de ilustrações com uma paleta de cores muito própria — se leres o ebook quebra as regras da saúde ocular e lê num computador, tablet ou telemóvel, para poderes ver as cores — tornam esta novela gráfica uma leitura muito agradável, com um sentido de humor próprio e sem deixar grandes dúvidas para o êxito que alcançou.

Outros livros dos autores

Os Vampiros

Se gostaste deste, vais gostar de...

Polinade Bastien Vivés

Título original: Balada para Sophie
Autores: Filipe Melo & Juan Cavia
Ano: 2020 (li a edição de 2021)

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

Este livro interessa-te?

4 Replies to “balada para sophie [filipe melo & juan cavia]”

partilha a tua teoria...