- Quando: 10 a 12 de setembro de 2023
- Gatilhos: violência, bullying
Quando Jack Edwards e Rita da Nova recomendam o mesmo livro só há uma coisa a fazer: adicioná-lo à lista também. Foi o que fiz com o Almond. Sabia que queria lê-lo, mas não sabia quando. Eis que entro no The Characters Club e a escolha de setembro é o Almond! Achei uma feliz coincidência e a oportunidade perfeita para descobrir este livro coreano.
Almond conta a história de Yunjae, um rapaz que nasce com uma condição chamada alexitimia. Alexitimia é uma condição neuropsicológica que impede que a pessoa consiga reconhecer, expressar e até descrever emoções. Além de, por si só, esta ser uma patologia que desperta interesse e curiosidade, o facto de ser um livro narrado na primeira pessoa intrigou-me à partida. Como seria uma narração feita por uma personagem que não conhece emoções?
Maybe understanding a language is like understanding the expressions and emotions of other people.
Yunjae vive apenas com a mãe, que é alfarrabista, e a avó e conta como a mãe desde cedo lhe tenta ensinar como reagir perante certas situações para que ele pareça normal e tenha as reações esperadas. No fundo, tenta ensinar-lhe empatia. O problema acontece quando há um ataque e Yunjae fica sozinho, a lidar com um mundo que compreende e para o qual não tem sentimentos.
A narração do livro conquistou-me. Não só o livro tem capítulos muito curtos, que incentivam a uma leitura rápida, mas também tem uma narração soberba. A forma de falar do Yunjae evolui à medida que ele vai crescendo e acabamos por o ver passar de um narrador quase mecânico, descritivo, para um narrador que se questiona e questiona o mundo e que talvez possa não ter a mesma relação com as emoções mas definitivamente não é robótico.
Acho, ainda assim, que a narração pode ser algo que não agrada a todos. Para mim funcionou muito bem e é algo que valorizo num livro focado em personagens e não tanto em história. A maneira como ele se vai familiarizando com pessoas e até faz amigos e aprende a lidar com eles é muito bonita e, mostra, mais uma vez, a importância da empatia. Para quem não lê em inglês, estou a torcer por uma tradução para português em breve porque sinto que o livro merece ser lido por muita gente.
Título original: 아몬드
Título em inglês: Almond
Autora: Won-pyung Sohn
Ano: 2017 (EN: 2020)
Desconhecia por completo.