- Quando: 21 a 28 de maio de 2023
- Gatilhos: luto; saúde mental
Há não muito tempo dei por mim a pensar em quanto a arte ganha com os corações partidos. Pode ganhar muito com as paixões, com o amor, mas acredito que ganhe mais com os corações partidos. A dor incentiva mais do que a felicidade. É como aquela ideia de que o divórcio vende mais do que o casamento. Também é aquela sensação de que estamos tão sozinhos no mundo que precisamos de algum alento. Talvez a Annie Lord se sentisse assim quando começou a escrever Notes on Heartbreak.
Este livro andava no meu radar desde o verão do ano passado, mas não tinha coragem de pegar nele porque tinha algum receio de ser confrontada com algo para o qual não estava preparada. Fui adiando a compra até o ter encontrado numa daquelas promoções loucas a um dólar e pouco. Já estava numa fase mais tranquila por isso atirei-me de cabeça e no início quase acreditei que se ia tornar num dos meus favoritos do ano.
I find that too often words fall short, reducing the overwhelming swell of feeling to an isolated sensation as though it was just one thing and not all of you at that moment.
O início foi muito mais promissor do que o resto do livro. A partir de certo ponto não conseguia identificar-me com nem compreender muito bem o que estava a acontecer e acabei por desligar do livro. No entanto, eu adoro ler sobre este género de temas — relações, corações partidos, etc. — principalmente em não-ficção, pelo que, não tendo sido o livro que eu esperava, sinto que conseguiu ser um bom livro. O livro certo para encerrar o capítulo do coração partido, talvez?
Houve ali umas partes um pouco confusas de ler, certamente não foi um livro tão linear como achei que seria, mas desde quando é que recuperar de um coração partido é linear? Recuperar de um coração partido é achar que estamos bem e de repente algo nos atingir que nem uma bola de futebol no meio da cara. Não é tão simples quanto seguir passos numa receita: 1) compre lenços e chore na cama; 2) coma 27 gelados; 3) faça skincare; 4) fale mal de quem lhe partiu o coração; etc., etc. até ao ponto 52) saia com outra pessoa e repita tudo até voltar ao ponto 1. Se fosse assim tão simples estávamos todos melhor, não era?
Acho que Notes on Heartbreak acaba por ser menos sobre o coração partido da Annie Lord e mais sobre os nossos próprios momentos de coração partido. E às vezes também é preciso olhar para os nossos e perceber que foi duro, mas conseguimos recuperar e prosperar.
Título original: Notes on Heartbreak
Título em português: [não existe em PT]
Autora: Annie Lord
Ano: 2022
Para alguém como eu que também está numa boa fase depois de um coração partido, ainda que com um pézinho no passado, é impossível não ficar curioso com este livro. Talvez dê uma chance, até mesmo para sair um pouco da minha zona de conforto literária.