2023: os mais lidos

Há alguns anos que não terminava o ano com uma lista das publicações mais lidas do ano, mas este ano senti que valia a pena voltar aqui. Tenho-o dito muitas vezes e sei que direi muitas mais: é do caraças escrever um blog. Enquanto muitos dizem que já ninguém os lê ou não reunem disciplina para manter este tipo de conteúdo, eu tenho sentido cada vez mais que é um tipo de plataforma que ainda faz sentido. Sim, gostamos de conteúdo rápido, mas começamos a querer conteúdo mais lento, mais estruturado, mais pensado. Claro que nem sempre vamos conseguir alimentar os nossos blogs como queremos, mas continua a ser tão bom pensar em algum assunto e dizer: tenho de escrever sobre isto para o blog.

Em 2023 deu-se um fenómeno ainda mais curioso para mim: bati recordes de visualizações. Desde que, em 2019, transferi o blog para o WordPress houve também vários períodos em que não consegui ser tão regular. Mas este ano voltei a ter visualizações ao nível daquilo que acontecia antes. Podia fingir que são números que não importam, mas importam. Muitas vezes não temos feedback direto daquilo que fazemos, mas perceber que os nossos textos estão a chegar a mais pessoas pode dar um certo quê de responsabilidade, mas também dá alento e enche-nos de algum orgulho. Este ano foi um ano de muita escrita, incluindo aqui, e estas foram as publicações deste ano mais lidas. Obrigada por me teres lido tanto! É um gosto e um privilégio escrever para ti! 

Viseu: Passadiços do Távora

A parte de que a Lady menos gostou foi precisamente a Ponte Pedonal — odiou caminhar lá e estava com algum medo de alturas. Se fizeres o percurso com patudos tem atenção a isso. Quanto ao resto do percurso é muito bonito e acho que fazê-lo ao fim da tarde é uma boa opção uma vez que nem todo o caminho tem sombras.

viseu: passadiços do távora

Kobo Plus: A Minha Experiência (+TBR)

Aquilo que mais me entusiasmou quando me ofereceram o Kobo foi a oportunidade de experimentar o serviço de subscrição Kobo Plus. Queria já ter falado dele há algum tempo, mas também queria poder fazer uma publicação completa, por isso fui adiando e aqui estamos nós. Usei o Kobo Plus durante seis meses, na modalidade ebooks, e esta foi a minha experiência.

kobo plus: a minha experiência (+ tbr)

‘tis the damn thesis: 7 Coisas Não-académicas Essenciais para Escrever uma Dissertação Académica

É algo que nos entra pela vida de uma forma muito invasiva. Senti muitas vezes sozinha, assoberbada e parecia que ninguém conseguia compreender o quanto estava a ser um processo difícil.

‘tis the damn thesis: 7 coisas não-académicas essenciais para escrever uma dissertação académica

Dia do Livro Português: Os Meus Cinco Livros Portugueses Preferidos

A Sociedade Portuguesa de Autores determinou, há uns anos, que o dia 26 de março seria o Dia do Livro Português. A data não foi escolhida ao acaso. Foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal. Alguns séculos mais tarde, aqui estamos nós, a celebrar o Dia do Livro Português como forma de destacar as obras incríveis que por cá se escrevem e a importância de também ler os nossos.

dia do livro português: os meus cinco livros portugueses preferidos

Antes/Depois: A Cozinha da Minha Mãe

Antes de mais, acho que comecei a remodelar a cozinha no meu Pinterest há anos, porque tenho mais imagens de cozinhas do que de outra qualquer divisão. O Pinterest deu-me várias ideias daquilo que queria: o chão, as paredes, os móveis. Algo que era certo para ambas é que queríamos tudo na cozinha numa só bancada e uma mesa pequena.

antes/depois: a cozinha da minha mãe

‘tis the damn thesis: Como o Notion me Salvou a Organização para a Tese

A primeira coisa que fiz quando comecei a trabalhar na tese, ainda em fase de decidir tema e organizar ideias com a minha orientadora, foi criar uma página destinada à tese no Notion. Ter as coisas organizadas no Notion foi fundamental para mim, principalmente quando tudo descambou. Mas vamos por partes.

‘tis the damn thesis: como o notion me salvou a organização para a tese

Todas as Coisas Maravilhosas no M.Ou.Co

Há uma altura em que a personagem diz que os livros servem para não nos sentirmos sozinhos. Todas as Coisas Maravilhosas serve precisamente para o mesmo: para não nos sentirmos sozinhos. É lugar seguro. Lugar em que se fala abertamente sobre depressão e amor, sobre coisas maravilhosas e coisas assombrosas. Se eu fizesse uma lista de coisas maravilhosas, este espetáculo faria parte dela.

todas as coisas maravilhosas no m.ou.co

5 Discos Portugueses com Lugar Especial nas Minhas Playlists

É muito raro passar um dia sem ouvir música. Sejam as mesmas de sempre ou alguma descoberta, sinto-me que tudo funciona melhor quando tenho música a tocar. Há uns dias tive saudades de um dos meus álbuns portugueses preferidos e foi daí que veio o mote para esta publicação um bocadinho fora do normal: cinco álbuns portugueses que têm um lugarzinho especial no meu coração (e nas minhas playlists).
5 discos portugueses com lugar especial nas minhas playlists

Pessoas Partidas Partem Pessoas

25 de fevereiro outra vez e as flores da Rua da Trindade parecem as mesmas de há um ano. Sensação estranha esta. Pessoas partidas partem pessoas e eu prefiro estar sozinha, inteira e em busca de paz do que sozinha, partida e em busca de alguém para partir também. Sensação estranha esta, a de saber que nada na minha vida seria como é hoje se eu não tivesse vindo aqui há um ano… nada de bom nem de mau. Sensação estranha esta, a de ter a certeza de que as flores me tentaram avisar de que devia correr para onde o vento soprava.

pessoas partidas partem pessoas

Desengatados 01: Bem-vindo ao Mundo Encantado das Dating Apps, Onde Há Reis, Princesas, Dragões…

Ah, mas não posso conhecer pessoas à maneira de antigamente? Podes, claro! Força nisso! Apesar de haver alguns estudos** que dizem que é mais comum encontrar parceiros online do que offline, vamos ser honestos: ainda se podem conhecer pessoas como antigamente. Acho eu. Já não sei qual foi a última vez em que isso aconteceu. Se não tens interesse em saber alguma coisa sobre o mundo das dating apps… bem, não sei como é que ainda aqui estás! Ainda assim, encara isto como a oportunidade de embarcar nesta aventura sem riscos para ti.

desengatados: bem-vindo ao mundo encantado das dating apps, onde há reis, princesas, dragões

One Reply to “2023: os mais lidos”

partilha a tua teoria...