porto: livraria flâneur

O meu grande contacto com livrarias portuenses tem acontecido na Feira do Livro. Visito sempre todos os espaços, adoro-os, mas depois torna-se mais difícil concretizar visitas específicas aos seus espaços. Às vezes a culpa não é minha — como daquela vez em que quis ir à Poetria e estava fechada —, às vezes a culpa é minha — porque não passo por aquelas zonas, porque mais facilmente me apanham a deambular por franchises, porque digo sempre que um dia hei de ir e não vou. Este ano, no entanto, não houve desculpas. Em janeiro combinámos uma sessão de escrita na Boavista e, por coincidência, a Livraria Flâneur tinha uma feira do livro a decorrer nesse dia e decidimos ir espreitar.

A Flâneur fica numa rua perto da Casa da Música, tão discreta que é certo que passar por ali por acaso não aconteceria e, a acontecer, até podia ir distraída o suficiente para não a notar. Lá dentro, no entanto, o ambiente é muito acolhedor, com centenas de livros à espera de serem encontrados e uma bicicleta que me fez pensar que talvez fosse uma boa escolha de decoração para a casa que não tenho.

@asofiaworld fui conhecer a livraria flâneur, no Porto, e estes foram os livros que trouxe comigo! 📚 ** #bookhaul #livrariaflaneur #booktokportugal #booktok ♬ original sound - Sofia Costa Lima

Havia dois objetivos nesta visita à Flâneur: comprar Todas as Palavras, o livro que reúne a poesia de Manuel António Pina, e espreitar a caixinha de troca de livros que a livraria tinha disponível nesse dia, em complemento à feira do livro. O Todas as Palavras veio, claro, e na caixinha de trocas deixei A Vida Inteira, do Miguel Esteves Cardoso, para trazer My Year of Rest and Relaxation, da Ottessa Moshfegh.

Fomos ao fim do dia e apesar de haver algumas pessoas por lá e a livraria ser pequenina conseguimos ver tudo à vontade e ir conversando sobre o que já tínhamos lido ou queríamos ler. A Livraria Flâneur é sempre paragem obrigatória na Feira do Livro, mas acho que passará a ser paragem ocasional na sua casa. Quantos aos livros… ainda não os li, mas está para breve.

Localização: Rua de Fernandes Costa 88
Coordenadas GPS: 41.160723970371805, -8.63392835818816
Horário:
de 3.ª a sábado: 11h – 19h

3 Replies to “porto: livraria flâneur”

  1. Gosto tanto da Flâneur! Para mim, também é paragem obrigatória na Feira do Livro, mas torna-se mais complicado ir à livraria em si. Por um lado, a minha carteira agradece, por outro, não me importava nada que ficasse deste lado da margem ahahah

partilha a tua teoria...