all about love [bell hooks]

Já disse aqui várias vezes que um dos temas que mais gosto de explorar é o amor nas suas mais variadas formas. É algo com tanto impacto na nossa vida e, ainda assim, é algo em que falhamos tanto. No outono de 2022, decidida a explorar o tema com vontade de fazer as pazes com ele, ofereci-me como prenda de aniversário o All About Love, da bell hooks. Diziam que era um belo ensaio sobre amor e eu tive esperança de que pudesse ajudar-me a ganhar novas perspetivas. Como acabei a lê-lo apenas há umas semanas não sei que impacto teria tido nessa altura, mas acredito que não seria muito diferente do impacto que teve agora: desilusão.

All About Love é, de facto, um ensaio. Só que sinto que se foca mais no que não é amor, em certo ponto, e depois em pontos de amor que não me interessaram particularmente. A introdução prometia exatamente o que eu queria, o desenvolvimento não o entregou. O livro está dividido em vários capítulos, cada um com tópicos diferentes, e fui percebendo que havia uma grande carga de espiritualidade associada à forma de desenvolver cada capítulo, algo que me afastou à partida porque não era propriamente isso que eu queria ler.

Youth culture today is cynical about love. And that cynicism has come from their pervasive feeling that love cannot be found. Expressing this concern in When All You’ve Hot Wanted Isn’t Enough, Harold Kushner writes: “I am afraid that we may be raising a generation of young people who will grow up afraid to love, afraid to give themselves completely to another person, because they will have seen how much it hurts to take the risk of loving and have it not work out. I am afraid that they will grow up looking for intimacy without risk, for pleasure without significant emotional investment. They will be so fearful of the pain of disappointment that they will forgo the possibilities of love and joy.” Young people are cynical about love. Ultimately, cynicism is the great mask of the disappointed and betrayed heart.

Embora compreenda que é importante falar do que não é amor — relacionamentos abusivos, uma má relação connosco próprios, etc. —, acho que mesmo quando parecia que íamos falar de amor acabávamos sempre a ler o que não era amor. Claro que ia haver um desencontro entre o que eu esperava e o que me foi dado.

Acredito que se a abordagem fosse a que eu esperava ou se esta abordagem fosse a que eu queria encontrar, teria tido uma boa experiência de leitura e teria retirado algo valioso daquelas páginas, mas a verdade é que não senti, em qualquer momento, que este livro me estava a dar algo de que precisava. Queria ler sobre amor romântico, amor entre amigos, amor-próprio, amor familiar… e sempre que estes tópicos surgiam vinham associados a uma carga negativa, que eu sei que existe, mas não era o que eu queria ler: queria uma visão global, certo, mas não com tanto peso. Não resultou para mim.

Título original: All About Love
Título em português: Tudo do Amor
Autora: bell hooks
Ano: 1999 (li a edição de 2018. PT: 2023)

all about love bell hooks

Este livro interessa-te?

partilha a tua teoria...