- Quando: 15 a 18 de março de 2024
O Seth Godin é considerado por muitos um dos melhores no mundo do Marketing. O *blog* dele é alimentado diariamente há anos e os livros que tem publicado são sempre êxitos de venda. Conheço algum do trabalho dele no blog e até tenho um ebook no Kindle, mas há uns tempos cruzei-me com O Processo Criativo numa promoção, folheei-o e decidi trazê-lo.
O Processo Criativo é um livro em que Seth Godin se propõe abordar a criatividade enquanto competência que todos podemos desenvolver e melhorar. Embora acabe por tender mais para a escrita, a criatividade é vista aqui como algo fundamental para todo o tipo de profissionais e não apenas para quem escreve ou trabalha em Marketing — o que, admito, me motivou a escolher o livro. Não queria algo focado em Marketing e não queria algo que fosse só sobre escrita.
Partilhe o trabalho criativo.
Partilhar, porque este não tem valor se não o fizer.
Trabalho, porque não é um hobby. Pode não receber pelo trabalho, não hoje, mas a postura é a de um profissional. Não se trata de arranjar uma fonte de inspiração, ou falsos pretextos — é o trabalho que o move.
Criativo, porque o leitor não é uma mera peça da engrenagem, mas um criador, alguém que resolve problemas, um líder solidário que procura melhorar as coisas criando um novo caminho.
O livro inclui 219 pequenos textos, ao estilo daqueles que ele costuma publicar no blog (não tenho a certeza se estes textos são ou não os mesmos), por isso a leitura é tranquila e processa-se a um ritmo um pouco mais acelerado. Não traz ideias revolucionárias, mas traz uma visão interessante sobre a criatividade numa perspetiva global e, como disse, numa perspetiva de competência que pode ser trabalhada. Não é um livro excecional, mas mostra muito bem aquilo em que Seth Godin é muito bom: a passar uma ideia clara com poucas palavras. Às vezes a criatividade também é isso: economia de palavras.
Título original: The Practice
Título em português: O Processo Criativo
Autor: Seth Godin
Ano: 2020 (PT: 2021)