o meu treinador [joana bértholo]

Estava para ler *Augusta B.* quando comprei O Meu Treinador. Podia ler depois, mas pelo menos já estaria à minha espera na biblioteca do kindle. Não teve de esperar muito, é certo. A escrita da Joana Bértholo parece deixar-nos a pedir mais e, por isso, fui para um género diferente da sua escrita: o ensaio.

O Meu Treinador é um ensaio sobre o dia-a-dia de um atleta de alta competição, relatado na primeira pessoa por Joana, que foi nadadora e triatleta. Impulsionada pelos Jogos Olímpicos, Joana conta como era o seu quotidiano de treinos, reflete sobre o que a fez desistir e ainda dá um passo naquilo que mais me fascina: a relação entre o desporto e a escrita.

Pego no telemóvel, penso que o mais fácil será escrever-lhe, perguntar como correu, felicitá-lo, mas pouso-o de seguida. Afinal, escolhi não pertencer a esse mundo, esse mundo que é dele. Em lugar de enviar telegramas para vidas passadas, decido ir dormir. Desligo o televisor e vejo o meu reflexo no ecrã negro. Pergunto à silhueta plasmada na madrugada: os caminhos que não tomamos continuam lá?

O mais perto que tive de ser desportista foi ter feito parte do grupo de dança na escola secundária. Não sei nadar, era terrível em educação física e só sou realmente boa a assistir a jogos, no entanto sou dada a caminhadas e tive uma fase na universidade em que tentei correr. Apesar de tudo isto, sou constantemente apanhada a comparar o exercício físico ao exercício da escrita.

Estava longe de conhecer a realidade do desporto de alta competição português, muito menos em modalidades como a natação ou o triatlo. Não sendo sequer modalidades que acompanho, confesso que parti para o livro com algum receio — infundado, claro. Este ensaio não é um relatório técnico e a Joana envolve-nos facilmente nas suas palavras.

O Meu Treinador acaba por ser uma reflexão interessante sobre o desporto, a competição, a rotina e o que fica (e o que podia ter sido) de algo que fez parte da nossa vida de uma forma tão intensa e exigente como a competição. Achei-o particularmente interessante porque não há assim tantos relatos ou reflexões em primeira pessoa sobre desportos de alto rendimento em Portugal, principalmente em exemplos jovens, e, se calhar, faziam falta.

Título original: O Meu Treinador
Autora: Joana Bértholo
Ano: 2023
Lido entre: 31 de outubro e 1 de novembro de 2024
Gatilhos: saúde mental, distúrbios alimentares, abusos

o meu treinador Joana Bértholo

Este livro interessa-te?

One Reply to “o meu treinador [joana bértholo]”

partilha a tua teoria...