O meu grande contacto com livrarias portuenses tem acontecido na Feira do Livro. Visito sempre todos os espaços, adoro-os, mas depois torna-se mais difícil concretizar visitas específicas aos seus espaços. Às vezes a culpa não é minha — como daquela vez em que quis ir à Poetria e estava fechada —, às vezes a culpa é minha — porque não passo por aquelas zonas, porque mais facilmente me apanham a deambular por franchises, porque digo sempre que um dia hei de ir e não vou. Este ano, no entanto, não houve desculpas. Em janeiro combinámos uma sessão de escrita na Boavista e, por coincidência, a Livraria Flâneur tinha uma feira do livro a decorrer nesse dia e decidimos ir espreitar.
A Flâneur fica numa rua perto da Casa da Música, tão discreta que é certo que passar por ali por acaso não aconteceria e, a acontecer, até podia ir distraída o suficiente para não a notar. Lá dentro, no entanto, o ambiente é muito acolhedor, com centenas de livros à espera de serem encontrados e uma bicicleta que me fez pensar que talvez fosse uma boa escolha de decoração para a casa que não tenho.
@asofiaworld fui conhecer a livraria flâneur, no Porto, e estes foram os livros que trouxe comigo! 📚 ** #bookhaul #livrariaflaneur #booktokportugal #booktok ♬ original sound - Sofia Costa Lima
Havia dois objetivos nesta visita à Flâneur: comprar Todas as Palavras, o livro que reúne a poesia de Manuel António Pina, e espreitar a caixinha de troca de livros que a livraria tinha disponível nesse dia, em complemento à feira do livro. O Todas as Palavras veio, claro, e na caixinha de trocas deixei A Vida Inteira, do Miguel Esteves Cardoso, para trazer My Year of Rest and Relaxation, da Ottessa Moshfegh.
Fomos ao fim do dia e apesar de haver algumas pessoas por lá e a livraria ser pequenina conseguimos ver tudo à vontade e ir conversando sobre o que já tínhamos lido ou queríamos ler. A Livraria Flâneur é sempre paragem obrigatória na Feira do Livro, mas acho que passará a ser paragem ocasional na sua casa. Quantos aos livros… ainda não os li, mas está para breve.
Localização: Rua de Fernandes Costa 88
Coordenadas GPS: 41.160723970371805, -8.63392835818816
Horário: de 3.ª a sábado: 11h – 19h
Gosto tanto da Flâneur! Para mim, também é paragem obrigatória na Feira do Livro, mas torna-se mais complicado ir à livraria em si. Por um lado, a minha carteira agradece, por outro, não me importava nada que ficasse deste lado da margem ahahah
Uma livraria que gostava muito de conhecer quando for ao Norte!
Fiquei curiosa em visitar 🙂