Masterchef’s back, alright! E voltou em muito bom! Hoje, 5 de Fevereiro, é o Dia Mundial da Nutella e por isso precisava de assinalar a data. Quando decidi que ia voltar ao #masterchefcádosítio o meu objectivo era, na verdade, trazer receitas mais saudáveis, daquelas que eu adoro preparar para mim, mas também há uma parte de mim que adora fazer sobremesas e gordices e qualquer desculpa é boa para uma experiência com Nutela, não é?
No ano passado, na segunda tentativa, consegui finalmente fazer crepes sem os partir ao virar. Depois dessa vitória, queria começar a aperfeiçoá-los. Esta foi a desculpa para tentar. Mas ainda faltava a Nutella. E fazer crepes e colocar só a Nutella parecia pouco. Então decidi fazer um mini-bolo de crepes com creme de Nutella. O melhor de tudo é que este creme de Nutella é versátil e maravilhoso.
Receita do Bolo de Crepes com Nutella
Ingredientes para os crepes
- 2 ovos;
- 150g de farinha;
- 250ml de leite;
- Uma pitada de sal;
- Manteiga;
Ingredientes para o creme de Nutella
- 250g de Nutella;
- 200ml de natas para bater.
Como fazer
Comecemos pelos crepes. Usei a receita mais simples, esta da La Dolce Rita. A única diferença foi que, neste caso, em vez da água usei só leite.
- O primeiro passo é juntar a farinha, o açúcar e a pitada de sal e mexer;
- Juntar os ovos e o leite e mexer muito bem para não criar grumos. Caso crie grumos podes usar uma varinha mágica;
- Com a massa feita é só colocar numa frigideira um bocadinho de manteiga e levar ao lume, baixo;
- Depois de a manteiga estar derretida é só espalhares um bocadinho da massa pelo fundo da frigideira. A quantidade depende do tamanho da frigideira;
- Quando as pontas começam a ficar secas e o interior com bolhinhas podes virar. Ora, eu não sou mestre desta técnica, mas podes usar uma espátula como ajuda e rezar para que não se parta.
Depois de teres os crepes feitos deixa esfriar um pouco e começa a preparar o creme de Nutella. A receita que usei é do livro Cozinhar com Nutella, da Paola Balducchi. É uma receita de creme para barrar bolos, mas percebi que funciona também como mousse. Este creme é muito fácil de fazer, portanto é só:
- Juntar a Nutella com as natas e bater até obter um creme homogéneo.
Com as duas partes prontas, é só passar à construção do bolo. Para isso é só alternar as camadas entre crepe e o creme, a começar pelo crepe. A quantidade de creme depende do teu gosto, mas eu usei uma colher de sopa de creme. Se te sobrar creme, podes levar ao frigorífico
Ah, espera! Ainda não te contei a história! O Dia Mundial da Nutella celebrou-se pela primeira vez a 5 de Fevereiro de 2007 e foi criado por uma blogger! A americana Sara Rosso criou o evento porque achou que a Nutella merecia um dia especial, só para si. A ideia teve tanto impacto e chegou a tantas pessoas que, em 2015, a blogger transferiu o dia para a Ferrero. Não sei quanto a ti, mas acho que a Sara merecia muitos frascos de Nutella só pela ideia!
Podes ver esta e outras receitas na rubrica #masterchefcádosítio.
MAS QUE CRIME É ESTE ahahah :p looks nice. Looks reaaaaally nice :p
Jiji
Sorry… not sorry!
Que óptimo aspecto! Imagens muito fortes para quem está a morrer de fome neste preciso momento, haha. Tenho de tentar colocar em prática esta receita.
Feliz Dia Mundial da Nutella! 😀
AHAHAHAHAHAH Quando tentares quero saber como correu!
Já estou aqui a salivar. Que aspeto delicioso!!!
Experimenta fazer!
Uauuuu que bom aspeto
Sabia ainda melhor!