#masterchefcádosítio

#masterchefcádosítio: Bolo de Crepes com Nutella

bolo de crepes com nutella receita

Masterchef’s back, alright! E voltou em muito bom! Hoje, 5 de Fevereiro, é o Dia Mundial da Nutella e por isso precisava de assinalar a data. Quando decidi que ia voltar ao #masterchefcádosítio o meu objectivo era, na verdade, trazer receitas mais saudáveis, daquelas que eu adoro preparar para mim, mas também há uma parte de mim que adora fazer sobremesas e gordices e qualquer desculpa é boa para uma experiência com Nutela, não é?

No ano passado, na segunda tentativa, consegui finalmente fazer crepes sem os partir ao virar. Depois dessa vitória, queria começar a aperfeiçoá-los. Esta foi a desculpa para tentar. Mas ainda faltava a Nutella. E fazer crepes e colocar só a Nutella parecia pouco. Então decidi fazer um mini-bolo de crepes com creme de Nutella. O melhor de tudo é que este creme de Nutella é versátil e maravilhoso.

Receita do Bolo de Crepes com Nutella

Ingredientes para os crepes

  • 2 ovos;
  • 150g de farinha;
  • 250ml de leite;
  • Uma pitada de sal;
  • Manteiga;

Ingredientes para o creme de Nutella

  • 250g de Nutella;
  • 200ml de natas para bater.

Como fazer

Comecemos pelos crepes. Usei a receita mais simples, esta da La Dolce Rita. A única diferença foi que, neste caso, em vez da água usei só leite.

  1. O primeiro passo é juntar a farinha, o açúcar e a pitada de sal e mexer;
  2. Juntar os ovos e o leite e mexer muito bem para não criar grumos. Caso crie grumos podes usar uma varinha mágica;
  3. Com a massa feita é só colocar numa frigideira um bocadinho de manteiga e levar ao lume, baixo;
  4. Depois de a manteiga estar derretida é só espalhares um bocadinho da massa pelo fundo da frigideira. A quantidade depende do tamanho da frigideira;
  5. Quando as pontas começam a ficar secas e o interior com bolhinhas podes virar. Ora, eu não sou mestre desta técnica, mas podes usar uma espátula como ajuda e rezar para que não se parta.

Depois de teres os crepes feitos deixa esfriar um pouco e começa a preparar o creme de Nutella. A receita que usei é do livro Cozinhar com Nutella, da Paola Balducchi. É uma receita de creme para barrar bolos, mas percebi que funciona também como mousse. Este creme é muito fácil de fazer, portanto é só:

  1. Juntar a Nutella com as natas e bater até obter um creme homogéneo.
bolo de crepes com nutella receita

Com as duas partes prontas, é só passar à construção do bolo. Para isso é só alternar as camadas entre crepe e o creme, a começar pelo crepe. A quantidade de creme depende do teu gosto, mas eu usei uma colher de sopa de creme. Se te sobrar creme, podes levar ao frigorífico 

Gostaste desta receita?

Ah, espera! Ainda não te contei a história! O Dia Mundial da Nutella celebrou-se pela primeira vez a 5 de Fevereiro de 2007 e foi criado por uma blogger! A americana Sara Rosso criou o evento porque achou que a Nutella merecia um dia especial, só para si. A ideia teve tanto impacto e chegou a tantas pessoas que, em 2015, a blogger transferiu o dia para a Ferrero. Não sei quanto a ti, mas acho que a Sara merecia muitos frascos de Nutella só pela ideia!

Podes ver esta e outras receitas na rubrica #masterchefcádosítio.

8 Comentários

  • Reply
    Joana Sousa
    05/02/2019 at 09:47

    MAS QUE CRIME É ESTE ahahah :p looks nice. Looks reaaaaally nice :p

    Jiji

  • Reply
    Patrícia Lobo
    05/02/2019 at 19:58

    Que óptimo aspecto! Imagens muito fortes para quem está a morrer de fome neste preciso momento, haha. Tenho de tentar colocar em prática esta receita.
    Feliz Dia Mundial da Nutella! 😀

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      06/02/2019 at 12:21

      AHAHAHAHAHAH Quando tentares quero saber como correu!

  • Reply
    Andreia Morais
    05/02/2019 at 21:51

    Já estou aqui a salivar. Que aspeto delicioso!!!

  • Reply
    Simple Girl
    05/02/2019 at 23:35

    Uauuuu que bom aspeto

share your theory

%d bloggers like this: