Sem categoria

#MASTERCHEFCÁDOSÍTIO: BOLO DE CREPES COM CREME DE NUTELLA

#masterchefcádosítio versão World Nutella Day - Bolo de Crepes com Nutella
Masterchef’s back, alright! E voltou em muito bom! Hoje, 5 de Fevereiro, é o Dia Mundial da Nutella e por isso precisava de assinalar a data. Quando decidi que ia voltar ao #masterchefcádosítio o meu objectivo era, na verdade, trazer receitas mais saudáveis, daquelas que eu adoro preparar para mim, mas também há uma parte de mim que adora fazer sobremesas e gordices e qualquer desculpa é boa para uma experiência com Nutela, não é?
No ano passado, na segunda tentativa, consegui finalmente fazer crepes sem os partir ao virar. Depois dessa vitória, queria começar a aperfeiçoá-los. Esta foi a desculpa para tentar. Mas ainda faltava a Nutella. E fazer crepes e colocar só a Nutella parecia pouco. Então decidi fazer um mini-bolo de crepes com creme de Nutella. O melhor de tudo é que este creme de Nutella é versátil e maravilhoso.

#masterchefcádosítio versão World Nutella Day - Bolo de Crepes com Nutella

Comecei por fazer os crepes. Usei a receita mais simples: ovos, farinha, açúcar, uma pitada de sal e leite. A receita que usei foi esta, da La Dolce Rita. Em vez da água, juntei a quantidade toda de leite. Depois de tudo muito bem misturado, de forma a não criar grumos, é passar para a frigideira. Coloquei um bocadinho de manteiga e levei a lume baixo. Depois de quente é só espalharem um bocadinho da massa na frigideira, com ajuda de uma concha, e espalharem pelo fundo da frigideira. Quando as pontas começam a ficar secas e o interior com bolhinhas podem virar. Ora, não sou mestre da técnica, mas podem usar uma espátula como ajuda. Eu, armada em especialista, segui o vídeo e virei mesmo com as mãos.
Para o creme segui uma receita do livro Cozinhar com Nutella, da Paola Balducchi. É uma receita de creme para barrar bolos, mas percebi depois que funciona como mousse também… e é excelente! Para este creme precisam de mais ou menos 250g de Nutella e um pacote (200ml) de natas. Batem tudo junto até obter um creme homogéneo. A quantidade de Nutella depende um bocadinho, visto que quanto mais deitarem mais forte vai ser o sabor e pode tornar-se enjoativo. Eu achei esta proporção boa. Este creme é a mesma receita que a Danielle Noce usa na mousse de chocolate mais fácil do mundo.
#masterchefcádosítio versão World Nutella Day - Bolo de Crepes com Nutella
Para construir o bolo é só alternarem entre crepe e o creme de Nutella. A quantidade de creme é à vossa escolha, mas eu usei uma colher de sopa de creme. No fundo colocam o crepe e depois é só alternar até terminar novamente em crepe. Se sobrar creme, têm duas opções: ou colocam todo o resto por cima, como cobertura, ou colocam em tacinhas e comem como mousse. Ambas são óptimas. No caso da mousse, levem ao frigorífico durante umas horas. E depois estão prontíssimos a celebrar o Dia Mundial desta Maravilha da Gordice.
Ah, esperem! Ainda não vos contei a história! O Dia Mundial da Nutella celebrou-se pela primeira vez a 5 de Fevereiro de 2007 e foi criado por uma blogger! A americana Sara Rosso criou o evento porque achou que a Nutella merecia um dia especial, só para si. A ideia teve tanto impacto e chegou a tantas pessoas que, em 2015, a blogger transferiu o dia para a Ferrero. Não sei quanto a vocês, mas acho que a Sara merecia muitos frascos de Nutella só pela ideia!
Ingredientes
Crepes:
2 ovos
150g de farinha
250ml de leite
sal q.b.
manteiga

Creme de Nutella:
250g de Nutella
200ml de natas

8 Comentários

share your theory

%d bloggers like this: