PORTO: SÃO BENTO

Porto - Estação de São Bento
Adoro estações de comboio. Pensem naquelas pessoas que adoram estar em aeroportos só para observar as pessoas e o misto de sentimentos que ali se encontra. Eu gosto disso nas estações de comboio, provavelmente porque passo lá mais tempo do que em aeroportos. Quando chegamos ao Porto de comboio, vindos do sul, chegamos pela Campanhã. Apesar de a estação da Campanhã ficar bem perto do Estádio do Dragão, não é uma daquelas estações que nos marcam. O edifício principal é semelhante a tantos outros. Não é feio, mas não é de uma beleza excepcional. À Estação de São Bento chegam os comboios regionais e acredito que só o facto de chegarem a uma estação tão bonita torna a chegada ainda melhor. Fez-me lembrar a Estação de Santa Apolónia, mas talvez a estação portuense seja ainda mais bonita.

Inaugurada oficialmente a 5 de Outubro de 1916, o edifício é da autoria do arquitecto José Marques da Silva. É um edifício bonito e imponente, que à noite merece ainda mais atenção, onde anteriormente se situava o Convento de São Bento de Avé-Maria. Lá dentro tem um painel de 20 mil azulejos, feito por Jorge Colaço, sobre a história dos transportes até ao aparecimento do comboio e ainda alguns momentos da história de Portugal. Esses azulejos são, na realidade, a principal atracção para quem entra na estação sem ter de apanhar um comboio.

A Estação de São Bento foi a nossa última paragem do primeiro dia no Porto. Podia tê-la deixado para o dia seguinte, mas quando vinha de Gaia, a pé, e me dirigia ao metro olhei para aquele edifício e achei que aquele era um momento tão bom quanto qualquer outro. O átrio tinha algumas pessoas e poucas estavam ali pelos comboios. Definitivamente, qualquer chegada à Estação de São Bento é uma boa chegada.

Mais publicações sobre o Porto aqui.

Informações Úteis
Horário
Das 5h à 1h.
Bilhetes
A entrada na estação é gratuita
Localização
Praça de Almeida Garret

14 Replies to “PORTO: SÃO BENTO”

1. Também adoro estações de comboio, acho que a minha preferida é a do Rossio. A de São Bento não conheço porque nunca fui ao Porto, algo que espero fazer em breve 🙂

2. A passagem pela Estação de São Bento foi a última que fiz, quando estive no Porto e valeu a pena. Fiquei maravilhada com a arquitectura e o átrio cravado de azulejos.

3. De tudo o que vi e experienciei no Porto, a estação de S. Bento foi a que mais gostei de visitar. Nunca andei de comboio e tenho um fascínio enorme por esse meio de transporte. Assim que encarei com ela, lembrei-me logo da reacção que tive quando vi a estação da Atocha em Madrid. São tão bonitas e a de S. Bento conta imensa coisa naqueles azulejos 😀
    Por mim voltava ao Porto já hoje, mas só para lá chegar levo umas boas 6 horas eheh.

let's do nothing today

4. Adoro a Estação de São Bento. Costuma ser o meu ponto de chegada e de partida quando vou ao Porto e acho fantástico ser recebida num edifício assim – dá logo um encanto diferente à viagem 🙂

5. A estação de São Bento é linda! Enquanto vivi durante 5 meses no Porto e vinha sempre para Braga aos fins-de-semana, era de comboio. Quando saía na estação sentia-me em casa, era um sentimento tão bom.
    Lembro-me de esperar o meu namorado lá durante uma hora e nem estava preocupada com o tempo mas simplesmente contemplava as vistas… O Porto é lindo! 🙂
    Um beijinho,

BLOG – VOCHEL
    Instagram

6. Quase sempre que vou (ia) ao Porto vinda de Aveiro saia em São Bento e ficava tão encantada por toda a sua beleza, era sem dúvida a melhor maneira de começar a minha visita a essa cidade que tanto adoro!
    É daquelas estações que por mais fotos bonitas que se veja dela supera e surpreende sempre pela sua beleza…

7. São Bento é marcante mesmo – eu vivo aqui e gosto de ir lá de vez em quando! Está sempre na mesma e, no entanto, vale sempre a pena voltar 🙂

E…"por" Camapnhã :p ahahah descuuuulpa mas é mais forte do que eu 😀 acho mesmo engraçado quando a malta troca os nomes aos locais de outras cidades, e compreendo perfeitamente 😀

Jiji

8. Adoro a estação de São Bento! Os meus comboios param tanto em Campanhã como em São Bento, mas eu faço sempre questão de sair nesta última estação. Sabe bem ser recebida assim, mesmo!
    Beijinho*

9. Uma pessoa até apanha uma overdose de tanto olhar para as tuas fotos! *0*
    Estou aqui a tentar recordar-me qual a estação em que saímos quando chegámos ao Porto, no entanto, eis um detalhe ao qual prestarei mais atenção, da próxima vez! 😛