No dia em que a Catarina me falou do livro que estava a escrever, em Janeiro, soube logo que este livro tinha tudo para dar certo. Estava licenciada há meio ano, tinha ido a algumas entrevistas, tinha respondido a largas dezenas de anúncios, tinha enviado candidaturas espontâneas e até já tinha tido a minha experiência no mercado de trabalho, que não foi propriamente a melhor. Desde que tinha começado a empenhar-me em criar o meu CV e a procurar trabalho de forma mais sistemática, tinha notado que era muito difícil encontrar locais que agregassem toda a informação (ou pelo menos a mais importante) necessária para tornar um bocadinho mais fácil a vida de quem não sabe bem o que fazer quando se trata de procurar trabalho. O livro da Catarina vem, precisamente, colmatar essa falha.
Para mim, este livro tem uma boa dose de teoria e outra de prática, embora não nos verdadeiros sentidos das palavras. A Catarina dá o seu testemunho e traz também testemunhos de outras pessoas, que talvez até conheçam. Dá também algumas dicas práticas sobre como e onde procurar trabalho, como criar uma rede de contactos e até fala sobre o flagelo do trabalho não remunerado (aaaaah, podia escrever uma tese sobre isto!). Esta, para mim, é a parte teórica, a parte em que a Catarina partilha impressões e ideias connosco e nos dá algo em que pensar.
Depois há a parte mais prática, que, para mim, começa a partir do capítulo sobre os currículos. Aí já não são só coisas sobre as quais pensar: a partir daqui confesso que peguei num lápis e sublinhei algumas coisas, para juntar aos cantinhos já dobrados, porque acho que há livros onde só mesmo assim é que podemos aproveitá-los ao máximo. Há dicas sobre como fazer um CV mais tradicional e mais criativo, sobre cartas de apresentação (gráçádeus!) e sobre como nos prepararmos para uma entrevista, incluindo um pouco sobre como nos vestirmos e sobre perguntas que pode ser importante fazer.
A meu ver, um livro feito por alguém que trabalha no mercado português é importante. Muitas das dicas que a Catarina dá não me são estranhas e são transversais a qualquer mercado de trabalho. Mas há falta de livros do género em Portugal. Quando comecei a tratar do meu CV e a querer procurar informação que me pudesse ajudar (nem que fosse só a acalmar), encontrava mais facilmente artigos focados nos Estados Unidos ou no Reino Unido do que em Portugal.
Há muitas coisas que o ensino superior não nos ensina e por muito que estejamos prontos para trabalhar, não somos ensinados a procurar esse trabalho nem a preparar-nos para criar um CV nem para as etapas antes de trabalharmos. Nesse sentido, o Licenciei-me… e agora? é uma ajuda preciosa! É de leitura fácil e rápida (acho que nem 5 horas passei a ler o livro) e além de ideias e sugestões vai, certamente, dar-vos vontade de trabalhar o vosso currículo e de pôr mãos à obra! Não faz a papinha toda, por assim dizer, mas é uma boa ajuda para não nos sentirmos tão perdidos. E não pensem que é só para recém-licenciados. Mesmo que trabalhem há algum tempo, podem encontrar aqui ideias para melhorar as vossas procuras por um trabalho novo.
O livro foi-me oferecido pela editora. A opinião é totalmente minha.
Licenciei-me… e agora?
Autor: Catarina Alves de Sousa
Formato/Editora: Livro físico / Ideia-Fixa
Ano: 2017
Livros que podem ajudar-vos também:
Esse livro parece ser um must-have!
Beijinhos 🙂
https://dailyvlife.blogspot.pt/
Fico muito curiosa e sou capaz de o comprar.
Sou recém licenciada e tudo isto é um mundo totalmente novo 🙂
Este é sem dúvida um daqueles livros que precisava neste momento. Como muita gente, estou naquela fase em que acabei a licenciatura e não sei bem o que fazer à vida.