3 dicas preciosas do livro marketing de conteúdo [rafael rez]

Há livros que precisam de ser lidos com a calma de uma sessão de estudo, acompanhados de lápis e post-its. O livro do Rafael Rez, Marketing de Conteúdo — A Moeda do Século XXI, é um desses livros. Acompanhou-me durante várias semanas, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021. Ia lendo outras coisas pelo meio, é certo, mas de vez em quando lá pegava no lápis e estudava um ou dois capítulos. Para mim, foi a forma ideal de ler este livro.


Esta publicação inclui links de afiliado.

Um manual de Marketing de Conteúdo

Como o próprio nome indica, Marketing de Conteúdo é um livro dedicado a esta vertente tão importante do marketing. Estás a ver que agora tudo é chamado conteúdo? A culpa é desta especialidade do marketing. O que este livro faz é explicar, de forma muito completa, o que é o marketing de conteúdo, a sua importância e como criar uma boa estratégia para que o conteúdo que as empresas criam seja valioso e esteja à altura daquilo que se espera dele.

Apesar do longo tempo que demorei a terminá-lo, é um livro que se lê muito bem porque está estruturado como um bom conteúdo digital deve estar: vários subtítulos, parágrafos curtos, exemplos práticos, com um pequeno resumo no final de cada capítulo. Acho que não preciso de dizer que gostei muito deste livro, pois não?

É preciso perceber quais são as necessidades e os desejos do público-alvo, para então se desenvolver um conteúdo que naturalmente faça com que as pessoas se envolvam com a marca.

A grande mais-valia que encontrei em Marketing de Conteúdo foi a completude. É um livro muito completo e útil, principalmente tendo em conta o quanto as coisas mudam hoje em dia. Ainda assim, houve três dicas que considerei particularmente importantes e que quero partilhar contigo.

3 Dicas do livro Marketing de Conteúdo

Como te disse, o livro é dirigido a quem trabalha com marcas, maaaas, no fundo, hoje em dia muitos blogs e perfis são tratados como marcas portanto acaba por ser muito fácil e intuitivo adaptar tudo o que é dito ao projeto que tenhas em mãos, independentemente da dimensão. Ainda assim, realço três dicas que fizeram e fazem todo o sentido:

  • Define a tua história.
  • Começa o teu blog hoje.
  • Humaniza o teu conteúdo.

Define a tua história
storytelling, do qual estamos sempre a ouvir falar, é imprescindível para o marketing. Esta dica, especificamente sobre storytelling, é particularmente importante para projetos. As pessoas gostam de boas histórias — basta pensares nos anúncios de Natal que mais dão que falar — e é importante saber a história que cada projeto quer contar. É um passo importante para toda a estratégia de conteúdo que se seguirá.

Começa o teu blog hoje.
E quem diz blog diz outra coisa qualquer: youtube, tik tok, sei lá. O passo mais importante é começar. Por muito planeamento que queiras ter, se só planeares sem começar não vais sair do mesmo lugar. Por isso, começa hoje. Seja o que for que queres começar, hoje é o dia.

Humaniza o teu conteúdo.
Sim, o SEO é importante, mas não podes criar conteúdo para máquinas e algoritmos. O conteúdo é para as pessoas primeiro e para os algoritmos depois. Não te podes esquecer disso. O teu conteúdo pode estar perfeito para as máquinas, mas ser impossível de ler pelas pessoas. Se assim for, é absolutamente dispensável. E ninguém quer isso.

Claro que destacar três dicas deste livro é muito redutor, porque há muita informação importante a reter. Mas queria apenas dar-te um cheirinho do que podes encontrar por lá.

Outros livros do autor

O autor não tem outros livros publicados a solo.

Se gostaste deste, vais gostar de...

Tens sugestões dentro do mesmo género? Deixa-as nos comentários!

Título original: Marketing de Conteúdo — A Moeda do Século XXI
Autor: Rafael Rez
Ano: 2018
Editora: Marcador

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

Este livro interessa-te?

2 Replies to “3 dicas preciosas do livro marketing de conteúdo [rafael rez]”

partilha a tua teoria...