Hoje, dia 30 de setembro, assinala-se o Dia Internacional do Podcast. Não quis deixar a data passar em branco e, por isso, tinha de dedicar a publicação do dia a este formato de conteúdo que tanta informação, entretenimento e companhia traz à minha vida. No inÃcio do verão, fiz uma limpeza aos podcasts que sigo, deixando na lista apenas aqueles que gosto mesmo de acompanhar e aqueles nos quais, embora devagar, tenho navegado a partir dos primeiros episódios.
A minha relação com podcasts foi-se alterando nos últimos anos principalmente pela forma como lhes fui dando lugar na minha rotina. Nem sempre os consegui encaixar devidamente no meu dia-a-dia, o que muitas vezes levava a que deixasse um número absurdo de episódios em lista para ouvir e, quando finalmente chegava a eles, acabava por perder interesse naquilo que tinha ficado para trás. Atualmente, é desta forma que tenho inserido os podcasts na minha vida.
Como encaixar podcasts no dia-a-dia
Como banda sonora de caminhadas
Foi assim que os podcasts começaram a ganhar terreno na minha rotina, como companhia dos passeios com a Lady. Estou a esforçar-me por voltar a fazer caminhadas ao fim do dia, depois do trabalho, e quando é assim escolho sempre podcasts para ouvir. Para mim funciona muito bem assim, porque gosto de ir a andar e a ouvir conversas (ou monólogos).
Como complemento nas tarefas domésticas
À semelhança das caminhadas, os podcasts para mim sempre funcionaram muito bem para ouvir algo enquanto faço tarefas domésticas, principalmente as mais demoradas. Aqui normalmente opto por episódios mais curtos, para encaixarem mais facilmente no tempo que demoro a executar cada tarefa.
Como acréscimo às playlists em viagens longas
Prefiro conduzir com música, porque faço mini-concertos no carro e é excelente assim, no entanto tenho muitas vezes incluÃdo um episódio ou outro no meio das playlists. Normalmente faço-o se saÃram episódios novos de podcasts que sigo e ainda não consegui ouvir, por exemplo.
Como banda sonora de tarefas de trabalho mais técnicas
Em tudo o que seja trabalhar com dados e números consigo ouvir podcasts tranquilamente pelo que muitas vezes aproveito o tempo destas tarefas para ouvir uns episódios. Como não tenho de trabalhar com palavras consigo facilmente ouvir pessoas falar; quando tenho de fazer tarefas que exigem mais palavras já não consigo fazer o mesmo.
Os podcasts que tenho ouvido
Aquilo de que mais gosto na lista de podcasts que ouço é ter uma variedade de opções, algo que me permite ter vários tipos de conteúdo disponÃvel: entrevistas, entretenimento, informação. De momento, a minha lista de podcasts inclui:
- Terapia de Casal — é o clássico das segundas-feiras e é bom para descontrair, rir e até ter vontade de discutir com eles.
- On Purpose with Jay Shetty — com dois episódios por semana, é um podcast que vou ouvindo, entre episódios recentes e antigos, porque se mantêm atuais.
- Contas-Poupança — tenho tentado educar-me mais financeiramente e como acompanhei algum do trabalho do Pedro Andresen na SIC comecei a ouvir o podcast de inÃcio há pouco tempo. Vantagem: episódios curtos.
- MoneyBar — no seguimento da educação financeira, comecei a explorar o conteúdo da Bárbara Barroso e também comecei o podcast de inÃcio recentemente.
- Livra-te — se o Terapia de Casal é o clássico, o Livra-te é o das quartas-feiras, especialmente feito para os livrólicos.
- Shut Up, Brain — já terminou, por isso dá para ouvir com outro ritmo, sem a urgência de querer acompanhar os novos lançamentos.
- Sozinho em Casa — o Geirinhas de ser tão regular, mas continua a ser um gosto ouvi-lo divagar sobre a vida.
- We Blog You — acompanhava o WBY quando começaram nos blogs e tem sido engraçado acompanhar o Fred e a Raquel em formato podcast, quase como ouvir uma conversa entre amigos.
- Congresso Botânico — last but no least, o podcast da Lyne, perfeito para devaneios da vida.
Para ouvir quando o tema interessa:
- Fundação (FFMS) – [IN] Pertinente — multi-temático, informativo.
- Blitz Posto Emissor — entrevistas sobre música.
- A Minha Geração — entrevistas multi-temáticas.
- O Teu Mal é Sono — sobre saúde do sono.
- Do Zero — sobre sustentabilidade.
- Ponto Final, Parágrafo — entrevistas sobre literatura.
Se estiveres com vontade de celebrar o Dia Internacional do Podcast a ouvir podcasts, fica a sugestão do meu próprio podcast.
Olha eeeeu ✨✨🙌
Vieste com uma sugestão perfeita: podcasts sobre finanças! Nunca me tinha ocorrido procurar informações neste formato, então acredito que será uma mais-valia para mim 🤗😎
Obrigada, Sofs! 🌻
Lyne, Imperium Blog • Congresso Botânico – Podcast • Livro DQNT
Acho que vais gostar destes! Tenho aprendido algumas coisas!
Eu costumo ouvir os episódios quando estou a agendar a publicação do dia seguinte, logo pela manhã, ou quando estou a responder aos comentários, antes do jantar. Se estiver a fotografar ou a tratar de tarefas da casa, também aproveito a companhia 🙂
Adoro como os podcasts têm lugares especÃficos na tua rotina!