Houve uma altura em que devorava tudo o que me aparecia sobre a II Guerra Mundial. No fim do secundário li as mil páginas do livro do Martin Gilbert sobre o assunto. Depois segui com a vida para outros marcos históricos. No entanto, no início deste ano, dei por mim a ler vários livros seguidos que tinham a II Guerra como pano de fundo. Foi o Balada para Sophie, veio o Maus, A Cidade das Mulheres e ainda All The Lights We Cannot See. O Maus foi o único biográfico, realmente real. Apesar de ter muito bom feedback sobre o livro, confesso que parti para esta novela gráfica com algum receio. Já lemos, vemos e ouvimos tantos relatos sobre a II Guerra… conseguiria Maus diferenciar-se?
Esta publicação inclui links de afiliado.
Trigger warning:
discriminação, racismo, luto
Maus é a história do pai de Art Spiegelman, um dos sobreviventes do Holocausto, mas não é contada unicamente no tempo passado. Em vez disso, temos Art a tentar reunir o máximo de informação possível, conversando com o pai, Vladek, no tempo presente. Enquanto conta a história de vida do pai, Art vai também tentando lidar com o pai no presente e vai-se questionando sobre o mundo — o passado e o atual.
Maus não é, apenas, um relato biográfico. Por termos esta vantagem de ter a narrativa em dois tempos é-nos permitido compreender de forma muito mais completa e dolorosa a real dimensão dos efeitos que todo o tempo de perseguição e de campo de concentração tiveram na vida de Vladek. Mais do que lhe chamar stress pós-traumático, percebemos que não é só a vida de Vladek que é profundamente moldada pelo facto de ter estado em Auschwitz, mas todas as suas relações, incluindo familiares, sofreram as consequências daquilo que ele viveu.
É um livro profundamente doloroso, que, no entanto, se lê num instante, porque também não queremos afastar-nos da história e daquilo que ela nos faz sentir em relação ao mundo. Foram umas cinco estrelas muito fáceis de dar.
Título original: Maus
Título em português: Maus
Autor: Art Spiegelman
Ano: 1980 (PT: 2014)
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão
Este livro foi mesmo uma excelente surpresa! Também estava com algum receio de embarcar na leitura pela mesma razão, mas revelou-se surpreendente