modéstia à parte [ruth manus]

No prefácio deste livro, José Couto Nogueira diz: Não há ninguém melhor para avaliar um país do que um estrangeiro. Mas também não há nada que os naturais detestem mais do que um estrangeiro a avaliá-los. É um facto. Parece que desce sobre nós qualquer coisa que nos diz que só nós podemos falar do nosso país. No entanto, vamos admitir, é muito engraçado ver algumas observações estrangeiras e, por isso, parti para este Modéstia à Parte com essa vontade — ler observações engraçadas.

Estreei-me a ler a Ruth Manus no ano passado, quando li Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas, e o sentido de humor foi uma marca inquestionável da escrita dela. Quando vi que este livro estava no Kobo Plus decidi que era uma boa escolha para um momento entre leituras que não estavam a fluir. É um livro curto, com várias crónicas, por isso seria uma boa leitura para uma tarde de verão. Não me enganei.

Percebi naquela noite que Portugal é como uma grande avó. Portugal nunca te deixará ir embora com fome.

O subtítulo do livro é Coisas Que o Mundo Inteiro Deveria Aprender Com Portugal e, embora nem tudo sejam coisas que o mundo deveria aprender com Portugal, senti o livro como uma bela carta de amor de uma brasileira ao país que a acolhe, com as saudades de casa, as diferenças culturais e até esta quase necessidade de aprender uma nova língua tão parecida e tão diferente.

Acima de tudo, acho que é um livro que não se leva demasiado a sério porque não tem de o fazer e que, lido por uma portuguesa que já viveu em Lisboa, não perde as suas particularidades — no fim de contas, há ali coisas tão portuguesas que até os portugueses têm de admitir que soam ainda melhor pelas palavras de uma brasileira.

Título original: Modéstia à Parte
Autora: Ruth Manus
Ano: 2018 (versão ebook: 2019)

 

Este livro interessa-te?

2 Replies to “modéstia à parte [ruth manus]”

partilha a tua teoria...