Desde que, na primavera de 2021, a minha mãe comprou casa temos tentado torná-la mais nossa e mais casa. Dando algum contexto caso não seguisses nessa altura, nós vivemos sempre em casas que não eram nossas, tendo a maior parte desse tempo sido vivida na casa da minha avó. Em 2016, a minha mãe arrendou uma casa e em 2021 comprou-a, numa espécie de vitória familiar.
Logo nesse ano, isolámos o telhado, mudámos o portão e compusemos a parede do jardim que dá para a rua. Redecorámos a sala, que tinha móveis muito velhos, mudámos camas e finalmente chegou a altura de tratarmos da cozinha, a divisão da casa que estava pior: móveis diferentes e velhos e espaço mal aproveitado.
Não o fiz na sala, embora ainda possa fazer, mas queria mostrar as mudanças na cozinha. Temos feito as coisas aos poucos, conforme dá, e a cozinha foi um desses casos.
Processo pré-remodelação
Antes de mais, acho que comecei a remodelar a cozinha no meu Pinterest há anos, porque tenho mais imagens de cozinhas do que de outra qualquer divisão. O Pinterest deu-me várias ideias daquilo que queria: o chão, as paredes, os móveis. Algo que era certo para ambas é que queríamos tudo na cozinha numa só bancada e uma mesa pequena.
Ainda em 2021, aproveitámos as obras no telhado para mudar a chaminé da cozinha de sítio. Era uma chaminé que ficava a meio de uma parede e, por isso, ocupava logo muito espaço, ainda por cima sendo uma chaminé antiga, alta e feia. A chaminé passou logo para o canto, para umas obras de cozinha que não sabíamos quando seriam.
Primeiros passos
Entre as ideias que eu tinha e as ideias da minha mãe, foi fácil percebermos logo que estávamos na mesma página e tínhamos logo uma ideia do tipo de móveis que queríamos.
Como íamos mudar o chão e colocar azulejo numa das paredes, aquilo que fiz foi consultar o site da empresa onde seriam comprados para ver as opções que mais me agradavam. O chão foi amor à primeira vista. A minha inspiração eram os chãos em microcimento, no entanto como o chão da cozinha, do corredor e da casa-de-banho é para serem iguais, acabei por escolher uns mosaicos grandes cinzentos. Tendo em conta que são amplamente elogiados, acho que acertei. Para o revestimento nas partes mobiladas queria azulejos brancos brilhantes. Aí fui pelo preço. Adorava usar dos mais pequenos, mas percebi que ficariam demasiado caros quando podia escolher algo igualmente bonito por muito menos dinheiro.
Depois de selecionar as opções enviei à minha mãe. Ela é que iria confirmar, ao vivo, se mosaicos e azulejos eram tão bonitos quanto pareciam e, em caso de dúvidas, ela é que ia decidir quais queria. Entretanto, o corredor também já tem chão novo, nos mesmos mosaicos.
Além disto, pintámos as paredes de cinzento e mudámos o candeeiro de teto e a disposição de tomadas.
Depois veio a parte dos móveis.
Do desenho à realidade
Foi um processo um pouco demorado, mais do que esperávamos. Na última semana de 2022 fomos ao Leroy Merlin informar-nos sobre os processos de remodelação que eles fazem. Foi a nossa escolha por questões de preços e também de falta de opções na zona. Ou era assim ou era pagar mesmo a carpinteiros e isso rebentava o nosso orçamento por completo.
Logo nessa visita escolhemos cores e materiais e depois fiquei de enviar um desenho daquilo que queríamos, com medidas. Como era algo que já tínhamos feito só precisámos de tirar medidas (várias medidas). Isto foi feito ao mesmo tempo que as obras decorriam.
Depois do nosso envio, recebemos uma sugestão 3D de um modelo de cozinha. Precisámos apenas de corrigir algumas medidas, mas gostámos logo da sugestão que nos foi dada. Quando aprovámos o projeto tivemos a visita de um técnico para confirmar medidas e poder ser feita a encomenda com todas as medidas certinhas.
A encomenda foi o parte que demorou mais. Houve alguns atrasos e demorou quase dois meses a chegar tudo. Assim que chegou, felizmente, a entrega foi rápida e a montagem também. A entrega teve as suas peripécias, porque eu achei que ia ser feita numa carrinha normal e afinal era um camiãozito… coisa pouca para uma rua apertada sem saída.
A montagem foi um dia inteiro, mas ocorreu sem problemas.
Alguns pormenores
Tivemos algumas questões em que pensar. Em primeiro lugar, tínhamos um fogão e um exaustor praticamente novos, por isso decidimos mantê-los. Podíamos ter posto placa e forno, mas com um fogão novo e em perfeito estado pareceu-nos que não fazia sentido.
Em segundo lugar, a casa tem uns problemas de construção: o chão e as paredes não estão 100% nivelados. É coisa pouca, mas notou-se na disposição dos azulejos, por exemplo. Como não somos milionárias não podemos deitar abaixo e reconstruir, por isso é trabalhar com o que temos.
Em terceiro lugar, pormenores de organização e decoração, incluindo mesa e cadeiras, optámos por comprar um mês depois, no Ikea, porque conseguia transportar as coisas no meu carro e não ter de pagar portes por isso.
Há ainda algo que não está pronto, que é a chaminé. Decidimos fechá-la, visto que não fumega muito bem, mas é algo que só será feito nas próximas semanas.
E, claro, incluímos na remodelação uma cama nova para a Lady. Ela tinha, na cozinha, um edredão cortado, mais velho do que eu, e decidimos que já estava na hora de ela ter lá uma cama melhor. Comprámos no Ikea também.
E a seguir?
Tal como disse, estamos a fazer as coisas aos poucos, de acordo com o dinheiro que temos disponível. As próximas obras serão no jardim, para fazer um espaço coberto simples para os carros.
A casa-de-banho é a divisão que precisa de ser mudada a seguir, mas como exige mais trabalho do que a cozinha é algo que está em espera até ser possível mexer-lhe. Dica preciosa aqui: como queremos o chão igual à cozinha e ao corredor, tratámos de o medir e já comprámos mosaicos para o efeito. Assim temos garantia de que temos mosaicos iguais seja quando for, sem termos preocupações com ruturas de stock ou descontinuamentos.
Espero que tenhas gostado deste episódio de Querido, Mudei a Casa (Sofia’s Version). Ainda vale a pena mostrar um antes e depois da sala?
Mudava-me para essa cozinha, está tão bonita *-*
Adorei o resultado final e os tons da cozinha 😍
Adoro o resultado! Muito gira!