heartstopper [volumes 1 a 4 – alice oseman]

Li os quatro primeiros volumes de Heartstopper de rajada nos primeiros dias do verão de 2021, mas nunca cheguei a escrever sobre eles. Com o quinto volume a chegar decidi reler estes quatro para me recordar dos acontecimentos anteriores. Como foi uma releitura em modo quase maratona, acabei por decidir juntar estes volumes numa só publicação.

De uma forma geral, acho que esta é uma saga muito boa e gosto de a ver incluída no Plano Nacional de Leitura. Como se foca num público mais juvenil, jovem adulto, acho que todos os temas que aborda se tornam ainda mais importantes.

Volume 1

O primeiro volume é mesmo uma introdução a este universo. Conhecemos Charlie, que está numa relação abusiva e secreta com Ben, e Nick, jogador da equipa de rugby que se torna amigo de Charlie. Sabemos que Charlie foi vítima de bullying no ano anterior e, por isso, toda a escola — uma escola só de rapazes — ficou a saber que ele é homossexual.

Este livro serve precisamente para nos ir apresentando as personagens e os seus ambientes, como o Charlie tocar bateria e ter um melhor amigo e uma relação próxima com a irmã e Nick ter uma cadela adorável e ainda estar a descobrir quem é.

Volume 2

Neste segundo livro, o Nick e o Charlie começam realmente a namorar, mas também têm de tentar perceber como agira perante os amigos e a família, que ainda consideram que Nick é heterossexual… quando o Nick ainda está a tentar perceber quem é realmente.

Acho que um dos momentos mais importantes daqui é a conversa entre o Nick e a mãe, ponto fundamental para passar para os próximos capítulos.

Volume 3

Sinto que este livro tem muitos acontecimentos embora aconteçam em pouco tempo. Nick e Charlie começam a contar aos amigos que namoram e têm uma viagem de escola a Paris, o que motiva que mais pessoas fiquem a saber da relação.

Ao mesmo tempo entramos na relação do Nick com o pai e do Charlie com a comida, além de percebermos claramente como o bullying influenciou a ansiedade do Charlie.

Volume 4

Acho que este é o volume mais emocional destes quatro. Toda a questão da saúde mental do Charlie dá um certo peso a todo o livro e torna-o muito mais impactante e importante. Para mim é, até ao momento, o melhor volume, mas também estou curiosa com o rumo que a história vai seguir a partir daqui.

Título original: Heartstopper
Título em português: Heartstopper
Autora: Alice Oseman
Ano: 2018-2021 (PT: 2021-2022)

Este livro interessa-te?

2 Replies to “heartstopper [volumes 1 a 4 – alice oseman]”

partilha a tua teoria...