Desculpa escrever-te em cima da hora. Sabes o quanto odeio coisas mal organizadas, portanto espero que saibas que se vem em cima da hora é por desespero mesmo. Desculpa assumir que és omnisciente. Acho que isso é cena de Deus, não é? Mas não é de Pai Natal também? De que outra forma é que vais saber se as crianças se portaram bem? Tens de ser omnisciente. Bem, agora não interessa.
Sei que passaram umas décadas desde que te escrevi pela última vez. Nem sei ao certo quando o fiz pela última vez, por isso deves perceber que o estou a fazer agora por necessidade mesmo. A idade pesa a todos — menos a ti, pelos vistos, que ainda percorres o mundo para dar presentes num trenó conduzido por renas. Não tens medo do frio? Da chuva? De uma pneumoniazita? A idade não te deixou mais sábio… mas já somos dois.
Espero que percebas que, no ano passado, me falhaste, por isso este ano deixo isto por escrito para ver se resulta: este ano quero um Natal sossegado. Sabes o que significa sossegado, certo? Um Natal só eu, a Lady e a maratona tradicional de episódios de Natal de How I Met Your Mother. Um Natal com o meu bacalhau com natas e uma sobremesa caseira e sem a casa cheia de resmunguices, de queixas, de opiniões não solicitadas. Um Natal sem sentir que vou ter uma taquicardia de ansiedade. Um Natal só com aquilo que considero realmente família. Desculpa, mas não acho que seja pedir muito. Eu este ano até me portei bem — podes perguntar ao Franquito.
Agora que aqui estamos, apetece-me pedir-te mais coisas, mas não sei se são pedidos de Pai Natal ou de génio da lâmpada e, sinceramente, desde todos aqueles sketches humorísticos sobre a música da Christina Aguilera meio que acho mais nojento um génio da lâmpada do que um velhote que pede às crianças para se sentarem ao colo. Se calhar, chamar-te nojento não vai ajudar o meu caso, não é?
Mas olha, o pedido ali de cima tens de concretizar porque estás a dever-mo há vários anos e no ano passado sabes que me falhaste redondamente. Deves-me isso. Deves isso à Lady também — não te atrevas a falhar à Lady outra vez. Se calhar não vou abusar da tua generosidade e vou-me deixar ficar. Acho que se me deres este Natal pelo qual anseio há anos vou ficar realmente feliz. Natais de casa cheia só quando tiver mais família com a qual partilhar a data, por favor. Não nos falhes outra vez, por favor. De qualquer forma, tenho de ir fazer a sobremesa.
É bom que não vos falhe 🫂
(qualquer coisa, já sabes, estou à distância de uma mensagem)