Eleanor Oliphant is Completely Fine. A sério. Acreditem! A Eleanor Oliphant está muito bem! Por que raio não havia de estar? Eleanor Oliphant tem 30 anos e uma vida perfeitamente normal: trabalha há 9 anos num escritório e tem uma rotina que inclui pouco mais do que casa, trabalho, vodka e refeições pré-feitas, além da conversa semanal com a mãe.
É um tanto excêntrica e não é a pessoa com maior facilidade em ter interacções sociais de sucesso. Mas está tudo bem… até porque Eleanor não sabe que a vida pode ser mais do que isto. Tudo começa a mudar quando ela e Raymond, o informático do escritório, socorrem Sammy, um velhote que se sente mal na rua. Não só o evento abala a rotina de Eleanor, mas também a obriga a começar a interagir com mais pessoas.
O equilíbrio entre humor e tristeza
Eleanor Oliphant is Completely Fine é um livro que mexe connosco e nos transmite várias emoções. Inicialmente, Eleanor parece difícil de compreender e várias das suas atitudes são inusitadas o suficiente para nos colocar um sorriso na cara. Depois vamos tendo pistas sobre a vida dela e percebemos que ela é muito inteligente e houve, certamente, algo no passado que ficou por resolver.
Num livro que fala de trauma, depressão e solidão, aquilo que mais me impressionou em toda a trama é o facto de haver momentos para tudo: para rir, para chorar, para pensar. Sentimos muito durante o livro, à medida que compreendemos melhor a história de Eleanor.
Apesar do sentido de humor, não deixa de ser um livro triste. Quando a Eleanor fica feliz ao perceber que tem um amigo eu tive vontade de chorar e abraçar o livro, com esperança de que o abraço chegasse a ela. Não é o típico romance em que a pessoa solitária se apaixona por outra e tudo fica bem e eu gostei disso.
Um livro que parte e aquece o coração. Tudo ao mesmo tempo.
Gostei de ver aquela amizade formar-se e acho que foi ainda mais importante que tenha acontecido assim. Também nem tudo na vida passada de Eleanor é um mistério até ao final. As várias pistas que são deixadas ao longo do livro permitem-nos ir construindo um mapa mental daquilo que terá acontecido. Diz-se por aí que a Reese Witherspoon está a trabalhar na produção da adaptação cinematográfica do livro e só quero que seja real!
Com o título traduzido para A Educação de Eleanor, este livro foi a minha escolha para aproveitar os descontos do Dia do Livro, em Abril, e li-o logo uns dias depois. Apesar de só estarem a ler isto em Junho, escrevi isto mal terminei o livro, para poder falar de tudo, sem esquecimentos. Todos os pormenores extravagantes da Eleanor tornam-na ainda mais especial no final e acho que só isso vale a pena. É um livro que tanto parte como aquece o coração e gostei muito de o ler.
*Comprar*
Wook: Livro | Ebook | Livro em inglês | Ebook em inglês
Bertrand: Livro | Ebook | Livro em inglês | Ebook em inglês
Book Depository: Livro em inglês
Título Original: Eleanor Oliphant is Completely Fine
Título em Português: A Educação de Eleanor
Autora: Gail Honeyman
Edição: 2017
A minha vontade de ler este livro já era muita e acabou por aumentar *-*
Eu li o livro inglês e também adorei! Também como tu, ri, chorei e pensei muito com este livro. É mesmo muito bom
Beijinhos,
Ensaio Sobre o Desassossego