Reviews de Livros

Isto Acaba Aqui: um livro leve sobre temas pesados

Isto Acaba Aqui

Depois de me ter estreado nos livros da Colleen Hoover no início do ano, com o Hopeless, chegou a altura de voltar a pegar em livros dela e, desta vez, o escolhido foi o It Ends With Us, cujo título em português é Isto Acaba Aqui.

A publicação que se segue recomenda um livro cujo tema principal é violência doméstica. Como tal, se este tema é um gatilho para ti não recomendo que o leias. A violência doméstica é crime. Se estás a passar por uma situação de violência ou conheces quem esteja, por favor pede ajuda. No final da publicação haverá links que te poderão ser úteis.

Um livro leve sobre temas pesados

Vou definir o Isto Acaba Aqui da forma como tenho feito sempre que falo sobre ele: é um livro leve sobre temas pesados. A Colleen Hoover tem essa capacidade para o fazer. Neste caso traz-nos Lily. No dia do funeral do pai, Lily conhece Ryle, um misterioso neurocirurgião.

Apaixonamo-nos pelo Ryle ao mesmo tempo que a Lily e, sabendo o tema do livro, não vou negar que virei as páginas a medo. O Ryle parecia tão perfeito e já estava a prever as imperfeições e não conseguia admitir que aquela personagem me ia partir o coração.

Ryle é uma personagem cativante, mas há outra personagem masculina igualmente cativante na vida de Lily: Atlas. O primeiro amor. Depois da morte do pai, Lily vai lendo os diários de adolescente e vamos descobrindo Atlas, sem saber como é que aquela história do passado se vai ligar à do presente e o que aconteceu para ela ter saído tão traumatizada daquela situação. Não é nada fácil ler este livro.

Quando a realidade ultrapassa a ficção

Terminei o livro com um nó no estômago. Custou muito ler este livro. Está muito bem escrito, é apaixonante e sufocante, quase em igual medida. No entanto foi a nota da autora, já no final, que me tirou o fôlego por completo. Eu não sabia que a Colleen tinha um histórico familiar de violência doméstica. Depois de ler aquelas palavras, todo o livro ganhou ainda mais poder.

Com pelo menos mais dois livros da Colleen prontos a ler nos próximos tempos, as expectativas estão muito elevadas depois do Isto Acaba Aqui.

Se precisas de ajuda ou conheces quem precise de ajuda:
– Linha de Apoio à Vítima: 116006 (dias úteis, das 9h às 19h);
– site da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV);
– Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Título original: It Ends With Us
Título em português: Isto Acaba Aqui
Autora: Colleen Hoover
Ano: 2016 (PT: 2017)

6 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    13/12/2019 at 23:51

    Definitivamente, tenho que me aventurar nesta autora! Eu bem disse que queria não comprar livros nos próximos meses, mas vou ter que abrir uma exceção :p

  • Reply
    Patrícia Lobo
    14/12/2019 at 19:06

    Já tenho este livro na estante para ler! Agora, estou a ler o “Too Late”, que tem uma aura bastante pesada também, mas não acho que esteja a ser uma leitura leve. Muito “jogo de poder”, violência sexual, drogas, etc. No entanto, estou a gostar imenso, porque a cada página que leio, quero mais e mais.

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      04/01/2020 at 19:10

      Também gostava de ler esse, mas, por agora, já tenho 3 dela em espera!

  • Reply
    Tim
    14/12/2019 at 21:10

    Agora fiquei com mais vontade de o ler

share your theory

%d bloggers like this: