The Bibliophile Club

TBC: An Absolutely Remarkable Thing

31/01/2020
An Absolutely Remarkable Thing Hank Green

Há livros que são boas surpresas. Livros pelos quais não daríamos grande coisa e que se revelam muito melhores do que o esperado. An Absolutely Remarkable Thing foi esse livro. Devo confessar que parte do motivo para não ter ligado muito ao livro e ter expectativas baixas foi o facto de ser escrito pelo Hank Green, irmão do John Green. Esperava, estupidamente, um livro do mesmo estilo dos do John Green. Ai, como estava errada!

O tema de Julho e Agosto de 2019 do The Bibliophile Club era livros para ler ao sol e, meio ano depois, falamos finalmente do livro que escolhi para esse tema.

Um robô, uma youtuber e um editor de vídeo entram num bar...

Pronto, pronto, não é bem assim. An Absolutely Remarkable Thing começa às três da manhã. No caminho para casa, em Nova Iorque, April May depara-se com uma escultura gigante – um robô com três metros de altura. Perante esta descoberta, April faz aquilo que lhe parece mais óbvio: incentivada pelo amigo Andy, grava um vídeo a mostrar o que está a ver.

O vídeo torna-se um êxito mundial e April e Andy descobrem que apareceram esculturas iguais àquela em vários pontos do mundo, de São Paulo a Pequim. O mundo quer perceber o que se passa e se pode confiar naqueles robôs estranhos e April parece ter sido escolhida como porta-voz de algo que nem ela própria compreende.

Muito mais do que um livro sobre robôs e ser famoso na internet

Quando escolhi este como um livro para ler ao sol (embora o tenha lido em comboios), escolhi-o porque achei que seria uma leitura leve, simples. E o livro é escrito dessa forma, sem uma grande densidade. No entanto o livro não é apenas uma história de robôs e de uma rapariga que fica famosa na internet por os ter descoberto.

A verdade é que desde o momento em que descobre o robô, a que chama Carl, até ao final do livro, a April May muda muito e todas as mudanças nela e na vida dela acabam por nos deixar a pensar. Pensamos no que é mais importante na vida, no impacto da fama mundial e em como por vezes nos perdemos por querermos a admiração dos outros.

O segundo livro desta saga sai este ano e estou muito curiosa para ler. Definitivamente, foi uma leitura boa.

Título original: An Absolutely Remarkable Thing
Título em português: Uma Coisa Absolutamente Incrível
Autora: Hank Green
Ano: 2020 (PT: 2018)

Comprar*: Wook (em português) // Book Depository

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

Esta publicação está inserida no The Bibliophile Club, o clube de leitura moderado por mim e pela Carolayne Ramos. Podes saber mais sobre o projecto aqui.

  • Reply
    Andreia Morais
    31/01/2020 at 20:13

    Talvez não escolhesse este livro, mas deixaste-me mesmo curiosa 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      01/02/2020 at 20:10

      Foi mesmo uma boa surpresa, porque no meio de uma história leve tiras lições essenciais.

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    27/03/2020 at 11:02

    Por momentos, li o meu nome no fundo do post e fiquei bem alienada. Guess what, decidi colocar as leituras em dia, assim que acordei ? #ALouca
    Desconhecia este livro e autor. Vou já adicionar no Goodreads! ??

    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      29/03/2020 at 14:53

      AHAHAHAHAHAHAH Já nem reconheces o TBC? How sad! ?

share your theory

%d bloggers like this: