Sustentabilidade

3 Coisas que Devias Fazer pelo Ambiente

3 Coisas que Devias Estar a Fazer pelo Ambiente

2019 foi um ano em que o assunto sustentabilidade ganhou novos contornos. De discursos inflamados da Greta a influenciadores, a sustentabilidade ganhou um lugar de destaque que demorará a perder. No entanto continua a haver muita desinformação e muitas dicas são de difícil execução: ou custam muito dinheiro ou não me aplicam a realidade fora da capital ou simplesmente exigem demasiado de quem mal sabe por onde começar.

A sustentabilidade é um tema que importa a toda a gente, principalmente quando se fala dele de forma ponderada e sensata e, por isso, achei que estava na altura de voltar a falar dele, desta vez com três coisas que devias fazer pelo ambiente e que são tão simples que é impossível não as colocar já em prática.

3 coisas que devias estar a fazer pelo ambiente

Entregar medicamentos nas farmácias

Foi um choque quando descobri que há pessoas que não sabem que as caixas de medicamentos vazias ou fora de validade devem ser entregues nas farmácias. Isto é uma realidade para mim há tantos anos que assumi que todos sabiam que funcionava assim. Caso ainda não o faças é algo que deves começar já a fazer.

Todas as caixas de medicamentos que estejam vazias, fora de prazo ou que já não vás utilizar devem ser entregues nas farmácias, de forma a serem destruídas de forma correcta. O ideal é teres um saco ou uma caixa onde juntas tudo e depois entregas na tua farmácia. Nada de deitar medicamentos para o lixo comum.

Reciclar embalagens de produtos de beleza

Muitas das embalagens são feitas de materiais recicláveis e, por isso, quando um produto termina ou quando ultrapassa o prazo de validade deves esvaziá-lo e limpá-lo o melhor que possas e depois colocar a embalagem no ecoponto correspondente.

Se a embalagem ainda não está totalmente vazia, mas já está fora de prazo, deves esvaziar primeiro: champô, gel de banho ou de limpeza facial e máscaras de cabelo podem ser despejados para o lavatório, mas produtos como verniz ou restos de maquilhagens devem ir para o lixo indiferenciado.

Mais: se uma embalagem for composta por vidro e plástico deves sempre separar as duas componentes. Caso não consigas coloca a embalagem no ecoponto cujo material predomina na embalagem.

Já que falamos deste assunto, deixo um vídeo de 2019, feito pela Helena Coelho para a Sociedade Ponto Verde

Os presentes dos animais de estimação

A última das 3 dicas de coisas que devias fazer para ajudar o ambiente tem a ver com cocó. Pronto, algum dia havíamos de chegar aqui, não é? Hoje vamos mesmo falar de cocó dos nossos animais de estimação, mas concretamente dos cães.

A não ser que vivas numa aldeia como a da Lady B, em que a fauna anda por todo o lado e, por isso, qualquer lado é casa-de-banho, é bom que andes a apanhar os cocós do teu canídeo. No entanto, não tens necessariamente de o fazer com um saco.

Com toda a guerra ao plástico, acho que não faz assim tanto sentido comprar sacos de plástico de propósito para apanhar o cocó do chão. Primeiro, podes ir reutilizando os que tens em casa, de quando compras frutas ou legumes no supermercado. Depois, podes optar por levar papel de jornal, revistas ou folhetos para o apanhar. Até já há acessórios tipo pinças para os apanhar do chão, o que é toda uma descoberta.

Estas três dicas são muito simples, mas espero que sejam úteis. Gostavas de ler mais sobre sustentabilidade por aqui?

4 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    29/01/2020 at 21:29

    São três dicas simples, que qualquer um de nós pode aplicar no seu quotidiano. A verdade é que existem mudanças, como referiste, dispendiosas ou que não são exequíveis em todos os lugares, mas é uma questão de nos irmos adaptando

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      01/02/2020 at 20:08

      Exactamente. Para quê tentar começar pelas mudanças difíceis se há várias que podemos fazer primeiro?

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    27/03/2020 at 10:59

    Confesso que não fazia ideia acerca da devolução de medicamentos nas farmácias 🤔 Sem dúvida de que se trata de uma dica bastante útil!!!

    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

share your theory

%d bloggers like this: