Reviews de Livros

A Noite em que o Verão Acabou ou como ler um livro em 24 horas

A noite em que o verão acabou João Tordo

Soube que o João Tordo ia publicar um thriller quando ainda estava na Bertrand, em Setembro. Não sei se sabes, mas é comum haver reuniões das editoras com os departamentos de compras para apresentar as novidades do trimestre. A Companhia das Letras estava entusiasmada com o novo livro, que ainda era um mistério para o público. A Noite em que o Verão Acabou foi a estreia do João Tordo nos thrillers e a minha estreia na obra dele. Por nunca ter lido algo dele consegui ficar entusiasmada pelo thriller sem o peso de conhecer a escrita habitual dele.

A Noite em que o Verão Acabou: entre Portugal e os Estados Unidos

A história deste livro passa-se entre dois países (Portugal e Estados Unidos), mas também entre dois anos (1998 e 1987). No Verão de 1987, Pedro Taborda e a família passavam férias no Algarve quando conhecem a família Walsh, norte-americanos que também se encontram ali de férias. Pedro apaixona-se pela filha mais velha dos Walsh, Laura. No entanto, com o fim do Verão, os Walsh regressam aos Estados Unidos e a promessa de uma bela história de amor fica por ali.

Dez anos depois, Pedro muda-se para os Estados Unidos para estudar de forma a se tornar escritor. Enquanto está nos Estados Unidos encontra Laura e quando dá por si está envolvido na história do assassinato do pai de Laura, Noah Walsh, do qual a irmã mais nova de Laura, Levi, é acusada.

24 horas quase sem parar

Não lia um livro de mais de 600 páginas em 24 horas há muito tempo, mas depois de ter lido três capítulos antes de dormir, passei um dia inteiro agarrada a este thriller. 24 horas depois de o ter começado estava a terminá-lo. A Noite em que o Verão Acabou agarrou-me de uma forma que não acontecia há algum tempo e de uma forma que nunca me tinha acontecido com thrillers.

É uma história bem contada, em que qualquer pessoa que escreva irá dar por si a encontrar algumas semelhanças com o Pedro (espero apenas que não na forma como ele entra no curso). A parte mais curiosa é que mesmo quando comecei a ponderar o final não conseguia ter certezas de nada e só queria ler, ler, ler.

Não há muitos thrillers portugueses por aí e mesmo os estrangeiros nem sempre me cativam por completo pelo que ler um thriller em português que me faz querer dar mais oportunidades aos thrillers é um grande passo.

Tal como disse, esta foi a minha estreia a ler João Tordo e, por isso, não faço ideia como são os outros livros dele, mas se forem tão bons como este serão certamente boas opções para futuras leituras.

Título original: A Noite em que o Verão Acabou
Autor: João Tordo
Ano: 2019

Comprar*: Wook 

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

5 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    20/02/2020 at 00:28

    Quero tanto ler este livro *-*
    Ainda só li um livro de João Tordo – Ensina-me a Voar Sobre os Telhados -, mas gostei imenso da sua escrita. E das camadas emocionais que foi criando no decorrer da narrativa. Como adoro thrillers, é claro que tinha que adicionar este à lista.
    600 páginas em 24h é mesmo obra 😮

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      07/03/2020 at 21:41

      Eu quero ler algo dentro do registo mais “habitual” dele, porque fiquei mesmo curiosa com a escrita dele. Acho que vais gostar deste!

  • Reply
    Cherry cherry
    20/02/2020 at 14:44

    Tenho mesmo que ler esse livro, está tudo a falar tão bem dele!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

  • Reply
    a Sofia world | 20 Livros para 2020
    21/03/2020 at 19:40

    […] A Noite em que o Verão Acabou, de João Tordo […]

share your theory

%d bloggers like this: