Uma Dúzia de Livros

Uma Dúzia de Livros: O Amor é Fodido

o amor é fodido miguel esteves cardoso

Publicar sobre todos os livros que li para o Uma Dúzia de Livros em 2019? Check! O Amor é Fodido, do Miguel Esteves Cardoso, foi mais um dos livros de 2019 que foi atropelado pela falta de tempo e que finalmente, depois de anos, chega ao blog.

Em Julho de 2019, o tema do Uma Dúzia de Livros foi um livro do ano em que nascemos. Apesar de esta edição ser de 2013, este livro do MEC foi originalmente publicado em 1994.

O Amor é Fodido

Lembro-me de quando comprei este livro, em 2013. Na altura comprei-o com outro do Miguel Esteves Cardoso, o Como é Linda a Puta da Vida. Na altura a minha biblioteca era mínima e eu só conhecia a escrita do MEC pelos artigos que ele vai publicando. Este livro foi a minha estreia na obra literária dele e talvez por isso guardo-o com um carinho especial.

O Amor é Fodido é um romance diferente do considerado normal, com humor e personagens peculiares. Foi o primeiro romance publicado pelo Miguel Esteves Cardoso e é narrado na 1.ª pessoa por alguém que viveu um amor forte, violento e muito complicado com a Teresa. É um relato meio esquizofrénico, meio bipolar, mas muito bem escrito e muito envolvente.

Mas será que o amor é assim tão fodido?

O relato deste livro é díspar e acho que não corresponde a muitos amores que por aí andam. Não é, certamente, o tipo de amor que quero na minha vida nem é o tipo de amor que acredito ser muito comum. Mas o amor é fodido, claro. Se a vida o é, como é que o amor não há-de sê-lo? No entanto, não é tão fodido quanto o deste livro. Para mim, é isso que faz deste livro um livro tão bom.

Gosto tanto deste livro que tenho vários cantinhos inferiores das páginas estão dobrados para marcar os locais onde estão excertos que me disseram alguma coisa. Não é um livro unânime e isso torna-o um livro para menos gente, mas merece uma oportunidade. Afinal de contas, «o que custa mais não é tanto lembrar – é não esquecer. O que se faz com o que nos fica na cabeça, quando já não há nada para fazer?»

Título original: O Amor é Fodido
Autor: Miguel Esteves Cardoso
Ano: 2013 (original: 1994)

Comprar*: Wook 

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

Esta publicação está inserida no Uma Dúzia de Livros, o clube de leitura criado pela Rita da Nova. Podes saber mais sobre o projecto aqui.

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    17/02/2020 at 00:17

    Amei este livro, mesmo sendo bastante suspeita, por tudo o que mencionaste. Que obra preciosa! E, hoje, ao reorganizá-lo na estante, lembrei-me de ti 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      07/03/2020 at 21:50

      Aiiiiiiii, oh pá!!! ? Gosto tanto de conhecer alguém que compreenda o meu amor pelo MEC!

share your theory

%d bloggers like this: