Blogosfera Reviews de Livros

Como aproveitar o conteúdo do “Influencia!”

13/04/2020
Influencia!

Tenho de admitir que hesitei antes de decidir se escrevia ou não sobre Influencia!, o livro que promete ser um guia prático para te tornares influenciador digital. Influencia! cumpre o propósito, está bem estruturado e tem dicas interessantes, mas admito que não é a leitura mais fascinante e reveladora para quem já percebe de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo.

Ainda assim, acho que existe alguma curiosidade perante este livro. Por um lado, parece que hoje em dia é tudo influenciador. Por outro lado, o trabalho que um projecto envolve e que pode tornar alguém influenciador é muitas vezes ignorado. Este livro não é para quem acha que vai ser influenciador a tirar fotografias dos outfits e a colocá-las no Instagram. Para mim, não trouxe muitas novidades, mas ajudou-me a rever algumas ideias e conceitos e foi precisamente por isso que decidi avançar com esta publicação.

Os pontos fortes do Influencia!

O livro divide-se em cinco capítulos: como criar um projecto de sucesso; o conteúdo vale ouro; usa as plataformas a teu favor; ganhar dinheiro a criar conteúdo; e métricas e resultados. Cada capítulo tem várias dicas, com base na experiência da Maria em projectos pessoais mas também em consultoria que faz com clientes.

Aquilo que, para mim, fez a diferença aqui foi o facto de a Maria ter blogs. Muitas vezes, os livros sobre temas do género são escritos por pessoas que não têm tanta experiência na primeira pessoa com aquilo de que estão a falar. Neste caso, a autoridade da Maria é reconhecida precisamente porque ela foi criando, ao longo do tempo, vários projectos, nos quais trabalhou sozinha. Além disso há outros factores que tornam este livro mais apelativo e que permitem aproveitar o livro melhor.

Como aproveitar melhor o conteúdo do Influencia!

Para mim, este é um daqueles livros para ler com lápis e post-its à mão, mas também com um bloco de notas ou, pelo menos, uma aplicação de notas. Embora possa ajudar a criar um projecto, acho que se enquadra muito bem em quem tem um projecto já feito e quer melhorá-lo. É aí que entra o tal bloco de notas.

Coloca em prática as ideias-chave

No final de cada capítulo, o Influencia! resume as ideias-chave abordadas. Mais do que um resumo, essas ideias-chave funcionam como uma espécie de ficha de trabalho, oferecem dicas e ainda fazem perguntas, às quais podes responder para perceberes como encaixar as dicas no teu projecto.

É nesta parte das ideias-chave que podes encontrar algum conteúdo extra, útil e que confere ao livro uma componente mais prática:

Para mim, as sugestões de conteúdo e as dicas para ter mais ideias foram aquilo que mais aproveitei. Peguei num caderno e fui anotando aquilo que senti que podia fazer sentido para mim e para o blog.

Em contrapartida, as partes de criar um nicho e me focar apenas num ou dois temas são aquelas que menos respeito, embora tenha temas principais, mais importantes.

Tem espírito crítico

É importante manteres o teu espírito crítico, principalmente se tens um projecto há algum tempo. Lá porque não seguiste tudo o que o livro te diz não quer dizer que tenhas feito tudo mal. Nem tudo tem de funcionar contigo e com o teu projecto e, acima de tudo, não podes esquecer-te de que a tua experiência também conta. No entanto…

Não há problema em testar

Mesmo que o teu projecto tenha anos vais sempre a tempo de testar coisas novas e diferentes (aliás, devias fazê-lo!). Aquilo que te pode parecer um passo atrás pode ser a forma de dares dois ou três passos em frente. Podes experimentar algumas das ferramentas sugeridas no final, podes implementar novas métricas e podes até redefinir o teu projecto se achas que faz sentido fazê-lo.

Acho que livros como este fazem mais sentido se estivermos dispostos a aprender e a colocar em prática o que lemos. Pode ser tudo, pode ser só uma dica, mas só assim terás aproveitado realmente o que leste.

Como aproveitei o Influencia! na minha vida

Já te disse que muito do livro não foi novidade para mim e também já disse que aproveitei a parte das sugestões de conteúdo. Não vou necessariamente fazer o conteúdo sugerido, mas fui tendo algumas ideias enquanto o estudava. Tenho estado a pensar em falar um bocadinho mais sobre as plataformas e ferramentas que uso, entre outras ideias que certamente hão-de aparecer por cá.

Outra parte útil para mim foi a lista de tarefas. A Maria tem tarefas diárias, semanais e mensais e ao lê-las apercebi-me de algo que precisava de acrescentar à minha lista de tarefas. Agora tenho um backup mensal do conteúdo do blog, a juntar à actualização de algumas estatísticas.

Título original: Influencia!
Autora: Maria Gonçalves
Ano: 2019

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

  • Reply
    Andreia Morais
    13/04/2020 at 19:56

    Não sendo um livro que pretendo, obrigatoriamente, ler, a verdade é que me desperta alguma curiosidade. Porque o saber não ocupa lugar e acho que tudo o que nos ajuda a evoluir deve ser tido em conta. Mas, lá está, sem perdermos o nosso sentido crítico e a nossa identidade

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      02/05/2020 at 22:08

      Isto resume exactamente o que acho: “saber não ocupa lugar e acho que tudo o que nos ajuda a evoluir deve ser tido em conta”!

share your theory

%d bloggers like this: