Reviews de Livros

E Se Obama Fosse Africano?

E Se Obama Fosse Africano Mia Couto

E Se Obama Fosse Africano? é um daqueles livros que é difícil avaliar. Por um lado, gostei de o ler. Por outro lado, não o adorei. Não estava familiarizada com a escrita do Mia Couto, visto que foi o primeiro livro dele que li, e dei por mim a pensar se não teria sido melhor opção estrear-me na obra dele com um romance e não com um livro de discursos.

Este livro reúne uma série de textos de intervenção do Mia Couto. Os discursos foram apresentados nas mais diversas circunstâncias e, por isso, os temas também diferem uns dos outros. Maioritariamente, fala de literatura, cultura e política, mas não esquece a biologia e a antropologia, por exemplo.

E Se Obama Fosse Africano: discursos de Mia Couto

Embora os textos sejam interessantes, fiquei arrependida por ter optado por ler um livro de discursos para começar a ler Mia Couto. Lá está, embora tenha gostado de ler os discursos, não os adorei. Por isso mesmo, fiquei a pensar que devia ter-me estreado na obra do Mia Couto com um livro de ficção em vez de começar com ensaios e intervenções.

Ainda assim, claro que a escrita dele é bastante boa e apelativa e, na sua maioria, os discursos são interessantes, cheios de histórias de Moçambique. Confesso que estas histórias sobre Moçambique foram a minha parte preferida. São histórias simples, mas que conseguem fazer-nos sentir lá, sem nunca lá termos estado.

Apesar da dualidade de sentimentos em relação ao livro, decidi falar sobre ele por um motivo. Apesar de as histórias de Moçambique terem sido aquilo de que mais gostei, o livro deu-me algo além disso: fez-me pensar. Mais do que apenas ler os discursos, foi interessante a forma como os temas de cada texto me deram algo em que pensar. Se por vezes é bom ler algo que não obrigue a pensar muito, também é bom ler algo que nos faça pensar e este livro teve a capacidade de o conseguir fazer em várias ocasiões.

Título original: E Se Obama Fosse Africano?
Autora: Mia Couto
Ano: 2013 (1.ª edição 2009)

Comprar*: Wook 

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

4 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    10/04/2020 at 21:12

    Só me estreei na obra de Mia Couto o ano passado, com Terra Sonâmbula. E gostei bastante do livro. Mas não voltei a arriscar em mais nenhum da sua autoria, confesso.
    Talvez não seja uma leitura para já, se calhar também vou preferir apostar em mais algumas de ficção dele, mas vou adicionar à lista 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      11/04/2020 at 17:29

      Por acaso, quero muito ler esse livro! E vou certamente dar-lhe mais oportunidades em ficção.

  • Reply
    arianenovaes
    15/04/2020 at 00:51

    Não conhecia este autor, mas achei o título bem interessante…e a resenha que você fez, também me deixou intrigada.

share your theory

%d bloggers like this: